Solve For Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung. No Brasil, a ação tem coordenação geral do Cenpec e fomenta o interesse, as competências e as habilidades de jovens de escolas públicas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (abordagem STEM). A premiação desafia docentes e estudantes a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais.
Desde 2014, ano em que foi realizada sua primeira edição, a iniciativa já mobilizou mais de 173 mil estudantes, 36 mil professores e 6.600 escolas públicas de todo o país em busca de soluções inovadoras para transformações locais e globais.
Em 2023, o Solve for Tomorrow Brasil realizou sua 10° edição. Para comemorar, foi produzida uma série especial de reportagens sobre a primeira década da iniciativa, relembrando projetos vencedores, temas de destaque e ações realizadas. A edição teve o maior número de inscrições desde 2014, quando a iniciativa chegou ao país. A área de recursos para professores(as) no site do programa foi atualizada com dois novos materiais: o Atlas das Inquietações e o guia (Re)conectando o conhecimento: a integração entre áreas na aprendizagem por projetos. No fim do ano, a Samsung promoveu um encontro para celebrar dez anos do Solve for Tomorrow Brasil na América Latina e anunciou o desenvolvimento de uma plataforma voltada a professores(as) construída com base nas experiências de docentes que já participaram do programa. Assista ao evento de premiação.
A 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, realizada em 2022, recebeu inscrições de todos os estados do país e registrou aumento de 65% no número de estudantes inscritos(as). Sustentabilidade, educação e saúde se destacaram entre as temáticas dos projetos participantes. O primeiro webinar da edição abordou o conceito de inovação, da teoria à aplicabilidade em projetos de ciência e tecnologia. O site da iniciativa foi atualizado com duas novas seções: a página Gestores, com conteúdo voltado às equipes de gestão escolar, e o espaço Ciência e Diversidade, inaugurado com uma curadoria de materiais que abordam o conhecimento científico a partir de uma perspectiva das matrizes africanas. Os projetos vencedores da edição, anunciados em novembro de 2022, mostram a importância de integrar conhecimentos e disciplinas para a construção de percursos de ensino-aprendizagem mais conectados à realidade e aos interesses dos(as) estudantes.
Na 8ª edição do programa, em 2021, o conjunto de projetos selecionados propôs respostas para problemas locais e globais, com destaque para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As ações formativas, realizadas de forma remota, abordaram temas como prototipagem, engajamento dos(as) alunos(as) a distância, cultura maker e inovação. Ao longo da mentoria, estudantes e professores(as) foram incentivados(as) a registrar o desenvolvimento de seus projetos em um diário de bordo. O conjunto de materiais de apoio disponibilizados no site ganhou novos conteúdos, como o Infográfico de Prototipagem e o Guia Prático - Inovações no Ensino de Ciências.
Na 7ª edição, realizada em 2020, fomos desafiados a seguir com as inscrições no cenário da pandemia de Covid-19. Assim, tivemos como destaque temas envolvendo o ensino remoto, o uso da tecnologia como aliada dos(as) educadores(as) e a cocriação, abordadas em webinars realizados ao longo do ano. A edição trouxe, como inovação, o processo de mentoria para apoiar as equipes semifinalistas e finalistas, por meio de atividades síncronas e assíncronas. Também lançamos um novo curso, Caminhos do STEM, oferecido gratuitamente no site do programa.
Em 2019, a 6ª edição destacou os projetos que apresentaram soluções criadas com foco na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por equipes de 5 a 15 estudantes. Também fomentou um debate sobre o Novo Ensino Médio e as competências e habilidades específicas nas áreas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da Matemática e suas Tecnologias na Base Nacional Comum Curricular.
Em 2018, a 5ª edição trouxe como inovação a possibilidade de o(a) professor(a) orientador(a) convidar até 2 professores(as) parceiros(as) para a realização dos projetos. As propostas foram desenvolvidas com todos os estudantes de uma única turma. As turmas envolvidas nos projetos vencedores nacionais ganharam um intercâmbio científico-cultural de três dias na cidade de São Paulo.
A 4ª edição, em 2017, totalizou 1.371 projetos inscritos, 1.057 professores(as) e mais de 42 mil estudantes envolvidos(as) e mobilizados(as). A edição se destacou por apresentar diferentes estratégias formativas. Além do curso Aprender por Projetos, os(as) inscritos(as) puderam participar da oficina Relato de prática: revelações do projeto.
Em 2016, a 3ª edição bateu recorde de participação, com 2.173 projetos inscritos, 1.843 professores(as) e mais de 37 mil estudantes mobilizados(as). Os números demonstram como a premiação, em três anos, ganhou reconhecimento junto à comunidade escolar.
A 2ª edição no Brasil, realizada em 2015, recebeu inscrições de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Foram 720 projetos inscritos, 460 escolas, 1.242 professores(as) e 19.026 estudantes envolvidos(as).
Em 2014, a 1ª edição foi realizada em sete países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, México e Brasil. Na ocasião, foram inscritos 364 projetos de escolas brasileiras. O Primeiro Encontro Latino-Americano de Educação Respostas para o Amanhã, realizado em São Paulo, marcou o encerramento da edição. O evento reuniu especialistas em educação da América Latina e representantes dos projetos premiados dos países participantes.