Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
 

Solve For Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung. No Brasil, a ação tem coordenação geral do Cenpec e fomenta o interesse, as competências e as habilidades de jovens de escolas públicas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (abordagem STEM). A premiação desafia docentes e estudantes a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais.

Desde 2014, ano em que foi realizada sua primeira edição, a iniciativa já mobilizou mais de 168 mil estudantes, 36 mil professores e 6 mil escolas públicas de todo o país em busca de soluções inovadoras para transformações locais e globais.

A 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, realizada em 2022, recebeu inscrições de todos os estados do país e registrou aumento de 65% no número de estudantes inscritos(as). Sustentabilidade, educação e saúde se destacaram entre as temáticas dos projetos participantes. O primeiro webinar da edição abordou o conceito de inovação, da teoria à aplicabilidade em projetos de ciência e tecnologia. O site da iniciativa foi atualizado com duas novas seções: a página Gestores, com conteúdo voltado às equipes de gestão escolar, e o espaço Ciência e Diversidade, inaugurado com uma curadoria de materiais que abordam o conhecimento científico a partir de uma perspectiva das matrizes africanas. Os projetos vencedores da edição, anunciados em novembro de 2022, mostram a importância de integrar conhecimentos e disciplinas para a construção de percursos de ensino-aprendizagem mais conectados à realidade e aos interesses dos(as) estudantes. Assista ao evento de premiação.

Na 8ª edição do programa, em 2021, o conjunto de projetos selecionados propôs respostas para problemas locais e globais, com destaque para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As ações formativas, realizadas de forma remota, abordaram temas como prototipagem, engajamento dos(as) alunos(as) a distância, cultura maker e inovação. Ao longo da mentoria, estudantes e professores(as) foram incentivados(as) a registrar o desenvolvimento de seus projetos em um diário de bordo. O conjunto de materiais de apoio disponibilizados no site ganhou novos conteúdos, como o Infográfico de Prototipagem e o Guia Prático - Inovações no Ensino de Ciências. Veja também como foi a cerimônia de premiação.

Na 7ª edição, realizada em 2020, fomos desafiados a seguir com as inscrições no cenário da pandemia de Covid-19. Assim, tivemos como destaque temas envolvendo o ensino remoto, o uso da tecnologia como aliada dos(as) educadores(as) e a cocriação, abordadas no webinars realizados exclusivamente em nossos canais oficiais do YouTube e do Facebook. A edição trouxe, como inovação, o processo de mentoria para apoiar as equipes semifinalistas e finalistas, por meio de atividades síncronas e assíncronas. Também lançamos um novo curso, Caminhos do STEM, oferecido gratuitamente no aplicativo do Prêmio e na versão desktop no nosso site. Confira os resultados na premiação on-line em nosso canal do Youtube.

Em 2019, a 6ª edição destacou os projetos que apresentaram soluções criadas com foco na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por equipes de 5 a 15 estudantes. Também fomentou um debate sobre o Novo Ensino Médio e as competências e habilidades específicas nas áreas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da Matemática e suas Tecnologias na Base Nacional Comum Curricular. O projeto vencedor em 1ª lugar participou do evento Solve fo Tomorrow da Samsung América Latina, realizado em São Paulo. Veja o vídeo que apresenta as equipes vencedoras da América Latina. Para conhecer os vencedores, acesse o Canal Latam Solve for Tomorrow 2019.

Em 2018, a 5ª edição trouxe como inovação a possibilidade de o(a) professor(a) orientador(a) convidar até 2 professores(as) parceiros(as) para a realização dos projetos. As propostas foram desenvolvidas com todos os estudantes de uma única turma. Para celebrar os cinco anos da premiação, foi elaborada uma publicação virtual que registra os caminhos trilhados até aquele momento. Também foi criado um segundo e-book, resultado da oficina Relatos de Prática, com professores(as) participantes da edição. Além disso, as turmas envolvidas nos projetos vencedores nacionais ganharam um intercâmbio científico-cultural de três dias na cidade de São Paulo. Veja o vídeo!

A 4ª edição, em 2017, totalizou 1.371 projetos inscritos, 1.057 professores(as) e mais de 42 mil estudantes envolvidos(as) e mobilizados(as). A edição se destacou por apresentar diferentes estratégias formativas. Além do curso Aprender por Projetos, os(as) inscritos(as) puderam participar da oficina Relato de prática: revelações do projeto, que resultou na publicação de um e-book. Ainda nessa edição, professores(as), estudantes e o público escolheram, em votação on-line, o modelo do troféu entregue aos projetos vencedores nacionais. Confira, no vídeo, o processo de produção dos troféus .

Em 2016, a 3ª edição bateu recorde de participação, com 2.173 projetos inscritos, 1.843 professores(as) e mais de 37 mil estudantes mobilizados(as). Os números demonstram como a premiação, em três anos, ganhou reconhecimento junto à comunidade escolar.

A 2ª edição no Brasil, realizada em 2015, recebeu inscrições de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Foram 720 projetos inscritos, 460 escolas, 1.242 professores(as) e 19.026 estudantes envolvidos(as).

Em 2014, a 1ª edição foi realizada em sete países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, México e Brasil. Na ocasião, foram inscritos 364 projetos de escolas brasileiras. O Primeiro Encontro Latino-Americano de Educação Respostas para o Amanhã, realizado em São Paulo, marcou o encerramento da edição. O evento reuniu especialistas em educação da América Latina e representantes dos projetos premiados dos países participantes. Clique aqui para saber mais sobre a 1ª edição.