Solve For Tomorrow é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung. No Brasil, a ação tem coordenação geral do Cenpec e fomenta o interesse, as competências e as habilidades de jovens de escolas públicas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (abordagem STEM). A premiação desafia docentes e estudantes a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais.
Desde 2014, ano em que foi realizada sua primeira edição, a iniciativa já mobilizou mais de 179 mil alunos, 39 mil professores e 7 mil escolas públicas de todo o país em busca de soluções inovadoras para transformações locais e globais.
Em sua 11° edição, realizada em 2024, o programa Solve for Tomorrow Brasil registrou um aumento de 42% no número de professores(as) e de 10% no número de alunos(as) inscritos(as) em relação à edição anterior. Entre os(as) docentes responsáveis pelos projetos semifinalistas, 60% foram classificados para essa etapa pela primeira vez. Os temas mais frequentes entre os projetos inscritos foram produção sustentável, educação e saúde, seguidos por tecnologia/energia limpa, água e biodiversidade. Foi lançada, em 2024, a plataforma Solve for Tomorrow Latam, construída a partir das experiências práticas de professores(as) que se engajaram com o programa na América Latina. Outra novidade foram as oficinas Professores do Amanhã e Sementes do Amanhã, realizadas presencialmente em nove cidades brasileiras. Os projetos vencedores foram anunciados no mês de dezembro, em cerimônia na Cinemateca, na cidade de São Paulo (veja como foi).
Em 2023, o Solve for Tomorrow Brasil realizou sua 10° edição. Para comemorar, foi produzida uma série especial de reportagens sobre a primeira década da iniciativa, relembrando projetos vencedores, temas de destaque e ações realizadas. A edição teve o maior número de inscrições desde 2014, quando a iniciativa chegou ao país. A área de recursos para professores(as) no site do programa foi atualizada com dois novos materiais: o Atlas das Inquietações e o guia (Re)conectando o conhecimento: a integração entre áreas na aprendizagem por projetos. No fim do ano, a Samsung promoveu um encontro para celebrar dez anos do Solve for Tomorrow Brasil na América Latina e anunciou o desenvolvimento de uma plataforma voltada a professores(as) construída com base nas experiências de docentes que já participaram do programa. Assista ao evento de premiação.
A 9ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, realizada em 2022, recebeu inscrições de todos os estados do país e registrou aumento de 65% no número de estudantes inscritos(as). Sustentabilidade, educação e saúde se destacaram entre as temáticas dos projetos participantes. O primeiro webinar da edição abordou o conceito de inovação, da teoria à aplicabilidade em projetos de ciência e tecnologia. O site da iniciativa foi atualizado com duas novas seções: a página Gestores, com conteúdo voltado às equipes de gestão escolar, e o espaço Ciência e Diversidade, inaugurado com uma curadoria de materiais que abordam o conhecimento científico a partir de uma perspectiva das matrizes africanas. Os projetos vencedores da edição, anunciados em novembro de 2022, mostram a importância de integrar conhecimentos e disciplinas para a construção de percursos de ensino-aprendizagem mais conectados à realidade e aos interesses dos(as) estudantes.
Na 8ª edição do programa, em 2021, o conjunto de projetos selecionados propôs respostas para problemas locais e globais, com destaque para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As ações formativas, realizadas de forma remota, abordaram temas como prototipagem, engajamento dos(as) alunos(as) a distância, cultura maker e inovação. Ao longo da mentoria, estudantes e professores(as) foram incentivados(as) a registrar o desenvolvimento de seus projetos em um diário de bordo. O conjunto de materiais de apoio disponibilizados no site ganhou novos conteúdos, como o Infográfico de Prototipagem e o Guia Prático - Inovações no Ensino de Ciências.
Na 7ª edição, realizada em 2020, fomos desafiados a seguir com as inscrições no cenário da pandemia de Covid-19. Assim, tivemos como destaque temas envolvendo o ensino remoto, o uso da tecnologia como aliada dos(as) educadores(as) e a cocriação, abordadas em webinars realizados ao longo do ano. A edição trouxe, como inovação, o processo de mentoria para apoiar as equipes semifinalistas e finalistas, por meio de atividades síncronas e assíncronas. Também lançamos um novo curso, Caminhos do STEM, oferecido gratuitamente no site do programa.
Em 2019, a 6ª edição destacou os projetos que apresentaram soluções criadas com foco na abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por equipes de 5 a 15 estudantes. Também fomentou um debate sobre o Novo Ensino Médio e as competências e habilidades específicas nas áreas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da Matemática e suas Tecnologias na Base Nacional Comum Curricular.
Em 2018, a 5ª edição trouxe como inovação a possibilidade de o(a) professor(a) orientador(a) convidar até 2 professores(as) parceiros(as) para a realização dos projetos. As propostas foram desenvolvidas com todos os estudantes de uma única turma. As turmas envolvidas nos projetos vencedores nacionais ganharam um intercâmbio científico-cultural de três dias na cidade de São Paulo.
A 4ª edição, em 2017, totalizou 1.371 projetos inscritos, 1.057 professores(as) e mais de 42 mil estudantes envolvidos(as) e mobilizados(as). A edição se destacou por apresentar diferentes estratégias formativas. Além do curso Aprender por Projetos, os(as) inscritos(as) puderam participar da oficina Relato de prática: revelações do projeto.
Em 2016, a 3ª edição bateu recorde de participação, com 2.173 projetos inscritos, 1.843 professores(as) e mais de 37 mil estudantes mobilizados(as). Os números demonstram como a premiação, em três anos, ganhou reconhecimento junto à comunidade escolar.
A 2ª edição no Brasil, realizada em 2015, recebeu inscrições de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Foram 720 projetos inscritos, 460 escolas, 1.242 professores(as) e 19.026 estudantes envolvidos(as).
Em 2014, a 1ª edição foi realizada em sete países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá, México e Brasil. Na ocasião, foram inscritos 364 projetos de escolas brasileiras. O Primeiro Encontro Latino-Americano de Educação Respostas para o Amanhã, realizado em São Paulo, marcou o encerramento da edição. O evento reuniu especialistas em educação da América Latina e representantes dos projetos premiados dos países participantes.