Prototipar faz parte de qualquer processo de criação. Desde a criação de uma peça de roupa até o desenvolvimento de um aplicativo para celular ou algo ainda mais complexo, a etapa de prototipagem é um ponto chave na jornada do Design. É onde colocamos ideias à prova e permitimos que nosso projeto se desenvolva a partir da experimentação prática e do teste de funcionalidades.
Uma das abordagens de criação e resolução de problemas mais difundidas nos dias de hoje é o Design Thinking, que divide esse processo em algumas etapas que, de forma cíclica, nos levam a construir soluções mais rápidas,eficientes e leves, mantendo sempre o ser humano no centro do processo de Design.
Dentre as diferentes propostas do Design Thinking, ele pode ser dividido nas seguintes etapas:
A Prototipagem está na etapa de Experimentação e permite que sua ideia seja levada à etapa seguinte: a etapa de Evolução, onde a partir de testes e feedbacks, é possível corrigir falhas, agregar novas ideias e funcionalidades e testar a inovação da sua ideia em relação a outras.
A experimentação dá vida às suas ideias. Construir protótipos significa tornar as ideias tangíveis, aprender enquanto as constrói e dividi-las com outras pessoas. Mesmo com protótipos iniciais e rústicos você consegue uma resposta direta e aprende como melhorar e refinar uma ideia.
DT para Educadores
Prototipagem é tirar as ideias e explorações de dentro da cabeça e colocá-las no mundo real.
Um protótipo pode ser qualquer coisa que tome uma forma física - seja uma parede de post-its, uma atividade de representação, um espaço, um objeto, uma interface ou até mesmo um storyboard.
A resolução de um protótipo deve se relacionar ao seu progresso no projeto. Nas primeiras explorações, mantenha seus protótipos simples, rústicos e rápidos para que você se permita aprender rapidamente e investigar diferentes possibilidades.
Protótipos são mais bem sucedidos quando as pessoas (o grupo de trabalho, o usuário ou outros) podem experimentá-lo e interagir com ele. O que se aprende com essas interações pode ajudar a desenvolver empatia além de construir melhores soluções.
A prototipagem não é simplesmente uma maneira de validar sua ideia, é parte integrante do processo de inovação. Construímos para pensar e aprender.
The Bootcamp Bootleg
Conheça o exemplo de um dos projetos vencedores da 8a edição do Solve for Tomorrow. Assista o vídeo e veja como a empatia, ou seja, a escuta dos usuários e o conhecimento sobre o contexto, ajudou na elaboração de um protótipo relevante para o seu público alvo.
A prototipagem pode ser usada para várias finalidades:
É uma forma de aprofundar a compreensão sobre aspectos do projeto, como a funcionalidade e a experiência do usuário mesmo em uma fase de pré-solução.
Também é uma ferramenta de exploração e teste: construímos para pensar! Com a prototipagem é possível desenvolver várias opções de solução, de forma rápida e barata, para testar suas ideias, para posteriormente refinar e escolher a melhor solução.
Além disso, o protótipo tem um papel fundamental na comunicação das ideias: por meio da prototipagem podemos mostrar nossa visão a colegas de equipe, usuários, colaboradores, investidores, etc.
Em resumo, a prototipagem é importante para:
Aprender. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um protótipo vale mais que mil imagens!
Resolver divergências. A prototipagem é uma ferramenta poderosa que pode eliminar a ambiguidade, auxiliar no processo de ideação e reduzir falhas de comunicação no desenvolvimento de um projeto.
Iniciar uma conversa. Para transmitir a ideia de como será uma determinada solução, ela não precisa estar pronta. Um protótipo, que não necessariamente é feito com os materiais finais, pode iniciar essa conversa.
Falhar de forma rápida e barata. Criar protótipos permite testar várias ideias de forma rápida e chegar a conclusões importantes sem a necessidade de investir muito tempo e dinheiro.
Gerenciar o processo de construção de soluções. Identificar uma variável para explorar faz com que seja possível quebrar um grande problema em pedaços menores que sejam testáveis.
Na escola
A prototipagem pode ajudar a transformar as aulas em um espaço de expressão e colaboração. É uma estratégia para criar experiências de aprendizagem que sejam mais mão na massa, conectadas com os interesses e realidades dos estudantes e, por isso mesmo, mais significativas. Em outras palavras, tal qual preconizou o educador Paulo Freire: ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção
.
O protótipo pode ter vários graus de funcionalidade, desde uma simples imagem ou esquema da forma final, até um modelo com diversos componentes funcionais, muito próximos da versão acabada.
Como um dos objetivos do protótipo é ser usado para testar a viabilidade técnica de uma ideia, para entender se determinados aspectos de uma solução funcionam e como funcionam, ele deve ser feito para que esses aspectos estejam presentes e possam ser efetivamente avaliados.
Para começar, a ideia precisa ser tangível. É necessário, antes de tudo, visualizar o protótipo. Nessas primeiras etapas, é possível desenvolver o que chamamos de protótipo de baixa fidelidade, que consiste em uma representação conceitual/formal, é uma analogia à ideia principal.
Em outras palavras, essa é uma versão muito mais simples e pouco acabada da solução proposta, porém pode permitir a discussão de alguns aspectos visuais e ilustrar o funcionamento de mecanismos e comportamentos da solução.
Depois, é possível criar um protótipo de média fidelidade, com a representação de aspectos principais da ideia. Nessa versão mais elaborada, com funcionalidades mais bem descritas e testáveis, temos uma visão mais detalhada de componentes da solução, que já está mais próxima da versão final.
Por fim, quando dizemos que o protótipo é de alta fidelidade, já estamos trabalhando com uma versão mais complexa e completa, desenvolvida com o máximo de detalhes visuais e funcionais. Com esse protótipo, é possível testar e interagir com a solução da forma mais próxima do que seria a versão final.
De modo geral, protótipos podem ser dos mais diversos tipos, fazendo uso de uma infinidade de recursos diferentes, por isso é muito difícil classificá-los mantendo-os em uma caixinha ou outra. No entanto, é possível determinar alguns tipos de protótipos que surgem com maior frequência e que podem servir como um ponto de partida para que outras ideias se desenvolvam.
Tipos diferentes de protótipos podem servir a diferentes propósitos, inclusive dentro de um mesmo projeto.
Veja um aparelho celular, por exemplo:
É necessário prototipar sua forma física para que possamos testar características como peso, tamanho, ergonomia, materiais disponíveis, etc.
Também é preciso criar protótipos de suas partes lógicas: seu sistema operacional e os aplicativos que o irão integrar para entender suas características de uso, navegação, uso de memória, bateria, etc.
São dois universos separados que fazem uso de técnicas e materiais distintos, mas que permitem o teste de aspectos igualmente importantes do mesmo produto.
Neste nosso exemplo, é possível que, na realidade, cada um dos pequenos e inúmeros componentes do aparelho celular tenha sido prototipado, testado e redesenhado inúmeras vezes, até que se possa dizer que temos um produto funcional e confiável.
Antes de conhecermos os tipos mais usuais de protótipos, vamos olhar para 4 componentes que irão influenciar diretamente o processo de prototipagem e testagem:
Pessoas: isso inclui aqueles que testarão seu protótipo e também os observadores.
Objetos: podem ser estáticos ou interativos, incluindo o protótipo e outros objetos que ele ou as pessoas poderão interagir.
Local: o lugar/ ambiente onde o processo de teste poderá ocorrer.
Interações: físicas ou digitais entre pessoas, objetos e o local.
Ao construir um protótipo é interessante levar esses 4 elementos em consideração.
No nosso exemplo anterior do aparelho celular, como seria se o usuário estivesse usando luvas? Será que isso iria influenciar na experiência da tela TOUCH? Como será que o sensor de luminosidade da tela responde a um ambiente totalmente escuro? E ao sol do meio-dia?
Com esses elementos em mente, vamos conhecer alguns tipos mais comuns de protótipos?
Uma forma simples e rápida de materializar nossas ideias. Com pouquíssimos recursos conseguimos comunicar o funcionamento de algo, seu fluxo de informações e mostrar relações entre diferentes objetos, pessoas, locais e situações.
Diagramas e Mapas Mentais podem auxiliar a ilustrar sistemas e processos complexos além de estruturar as ideias. É possível rascunhar e identificar os pontos-chave da jornada do usuário por meio desses esquemas visuais.
Também de produção rápida e muito barata, é possível recriar em papel interfaces de uso de aplicativos, softwares, sites e testar com muita velocidade alguns elementos importantes o que pode agilizar e baratear o desenvolvimento de um projeto.
Desta forma, é possível entender melhor a usabilidade de seu produto ou protótipo o que permite que atualizações e melhoramentos sejam feitos ainda nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Você pode utilizar, por exemplo, várias folhas de papel para ilustrar diferentes páginas da navegação de uma interface digital.
Os storyboards são uma ideia emprestada da área do audiovisual e, por meio deles, é possível compreender melhor o usuário do seu protótipo e sua jornada, tornando o processo de design mais empático e mantendo sempre a pessoa no centro. Nos ajudam, também, a manter em mente o contexto da solução que estamos elaborando, promovendo a oportunidade de identificar novos pontos de discussão e a elaboração de ideias de um nível mais alto. Por outro lado, os storyboards são menos úteis para identificar e testar detalhes mais minuciosos de uma criação, tendendo a fornecer uma imagem mais macroscópica e generalista.
Emprestados das brincadeiras infantis, os blocos de montar apresentam uma versatilidade incrível para a construção rápida de modelos físicos com a vantagem de manterem a criatividade livre para que novas e inovadoras soluções surjam neste processo.
São úteis para a elaboração de versões rústicas de objetos e produtos, mas também podem servir para a simulação de histórias e jornadas de usuário.
É possível encontrar kits de blocos de montar feitos especialmente para a prototipagem e o Design.
Jogos de representação, também chamados de prototipagem de experiência, visam a exploração física de cenários e situações. A ideia é capturar as sensações e expressões de um usuário ao usar ou experimentar o que está sendo criado.
Assim, é possível ganhar uma compreensão mais empática dos usuários por meio da simulação de sua experiência.
Também é possível fazer essa representação em diferentes níveis de complexidade e ela tende a ser mais interessante quando todo o ambiente contribui para a experiência: adicione objetos cênicos e inclua também uma trilha sonora.
Estabeleça papéis para os membros da sua equipe para que cada um saiba por onde começar. Outra sugestão é combinar este método com um Storyboard para amplificar o aprendizado com cada cena descrita ali.
Quando o objetivo é a criação de um objeto físico ou um produto, é certo que um protótipo físico deverá ser criado. É possível usar uma diversidade de materiais para a criação deste MOCK-UP que será muito útil para teste.
Procure utilizar materiais como papel, papelão, argila, espuma nas primeiras etapas para manter a construção rápida e acessível.
Conforme o protótipo avança, é possível utilizar recursos mais complexos como a impressão 3D, o corte à laser ou a usinagem CNC para conseguir maior fidelidade nessa construção.
Quanto maior a fidelidade na elaboração deste protótipo, melhor será a experiência de testagem por parte dos usuários.
Os protótipos do tipo Mágico de Oz são, na realidade, uma experiência “falsa” onde, para simular a interatividade de um dispositivo ou interface, fazemos uso de uma pessoa real respondendo aos usuários.
É possível testar lógicas e processos de interação sem que se tenha ainda um programa desenvolvido para este fim.
Um exemplo seria a simulação do funcionamento de um “assistente virtual” por meio de uma pessoal real respondendo às questões dos usuários.
Assim, é possível testar a experiência de uso e interatividade sem que tenhamos ainda a parte lógica completamente desenvolvida.
Você pode escolher se o seu usuário sabe ou não que está interagindo com uma pessoa real. Também é possível utilizar informações abertas e redes sociais para potencializar essa experiência que é muito vantajosa nas fases que precedem o desenvolvimento físico de uma ideia.
Os exemplos acima são apenas alguns pontos de partida para que possamos testar a viabilidade de um projeto ainda nas fases iniciais de seu desenvolvimento.
Vimos no tópico anterior que os protótipos podem ter diferentes níveis de complexidade e, portanto, a cada etapa de um projeto algo novo poderá ser testado.
Use sua criatividade e os recursos ao seu dispor para concretizar sua ideia e colocá-la no mundo!
Também podemos dividir os protótipos em algumas categorias de acordo com sua natureza tecnológica, ou seja, de acordo com o suporte sobre o qual ele é criado.
No Solve for Tomorrow destacamos três dessas categorias:
Protótipo físico de base tecnológica - Protótipos físicos cujo funcionamento está associado ao uso de novas tecnologias como: eletrônica analógica ou digital, utilização de microcontroladores, utilização e aplicação de sensores, Internet das Coisas, fabricação digital etc.
Conheça o vídeo de um projeto participante do Solve for Tomorrow com protótipo físico de base tecnológica:
Como forma de contribuir para melhoria das condições de vida dos agricultores, o projeto apresenta um robô movido à energia solar capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.
Protótipo físico - Protótipos que permitem testes físicos ou que consistem no desenvolvimento de dispositivos mecânicos, novos materiais, substâncias etc.
Vejam o exemplo de um projeto que participou do prêmio com um protótipo físico:
Muitos pacientes curados de Covid-19 precisam de acompanhamento para se recuperar das sequelas respiratórias deixadas pela doença, mas a fila de espera pelo tratamento no sistema público de saúde pode ser grande – e a demora pode tornar as sequelas permanentes. Após identificar e estudar o problema, a equipe elaborou um equipamento alternativo de fisioterapia pulmonar de baixo custo e uso doméstico
Protótipo digital - Protótipos baseados em software de forma geral: aplicativos, sites, jogos virtuais, utilização de recursos de realidade aumentada, inteligência artificial, etc.
Conheça a descrição do projeto de Paraguaçu Paulista que recebeu uma menção honrosa na primeira edição do prêmio.
Utilização de Games para Práticas de Educação Ambiental
A falta de informação e de conscientização sobre a importância do correto descarte do lixo motivou os estudantes a desenvolver um jogo que levasse esse conhecimento para as pessoas da comunidade, incentivando-as a separar o lixo e a colaborar com o trabalho da cooperativa e com a preservação do meio ambiente. A ideia se transformou neste projeto e já promoveu resultados positivos na própria escola.
É sempre importante lembrar que muitos projetos podem se enquadrar em mais de uma categoria e isso normalmente depende de sua complexidade e de quantos desdobramentos cada projeto tem. No exemplo do aparelho celular, precisamos testar tanto a parte lógica (software) como a parte física (hardware) do dispositivo para, em seguida, testarmos como as duas se integram em uma única solução.
Quando temos um protótipo, estamos prontos para aprender e experimentar no mundo real, com pessoas reais. Ao executar testes de funcionalidades e experimentos, temos um retorno importante para o refinamento e a evolução do protótipo.
Dessa forma é possível criar versões melhoradas do protótipo, que podem ser novamente testadas com ainda mais pessoas e fornecer mais respostas sobre seu funcionamento.
Entretanto, testar muitas vezes pode significar retroceder para algumas etapas anteriores e repensar soluções. Faz parte desse processo iterativo, no qual você coloca suas ideias à prova para melhorá-las. Cada vez que um teste é feito, são adquiridos mais conhecimento e experiência sobre a solução.
Prototipe como se você soubesse que está certo, mas teste como se você soubesse que você está errado
The Bootcamp Bootleg
O processo de criação de algo novo, seja um protótipo, um produto ou mesmo um experimento científico frequentemente faz uso de diferentes ferramentas e tecnologias. Com a constante evolução destes recursos precisamos também manter em vista a evolução de um outro aspecto: a ética.
Nesse sentido, a Ideo, uma empresa internacional de design e consultoria em inovação, responsável pela divulgação de metodologias de trabalho como o Design Thinking, sugere 3 princípios de trabalho, que devem ser levados em conta, quando temos as pessoas como peça central em nosso processo de criação.
Responsabilidade: Ação para proteger os interesses atuais e futuros das pessoas envolvidas no projeto. É necessário deixar claro para os participantes como se dará o uso da informação que eles compartilham e tomar todos os cuidados para salvaguardar essa informação. A prioridade é nos assegurarmos de que a nossa pesquisa não é prejudicial às pessoas em nenhuma instância.
Respeito: É honrar os limites dos participantes e valorizar o conforto destes, afinal estamos lidando com pessoas. Neste sentido, é necessário que estejamos atentos a expectativas de ordem cultural e quaisquer outras sensibilidades que possam estar em jogo.
Honestidade: Qualquer comunicação precisa ser verdadeira e também oportuna, afinal queremos que os participantes façam escolhas conscientes a respeito do que eles compartilham, como compartilham e quando compartilham. Consentimento é a chave e cada decisão deve ser tomada levando em conta o usuário. Assim, mantemos sempre nossos objetivos claros e transparentes.
Design thinking para educadores Disponível em: DT para educadores
HARRIS, Paul. Basics Design: Design Thinking. Ava Publishing, 2009.
PLATTNER, Hasso; MEINEL, Christoph; WEINBERG, Ulrich. Design-thinking: : Understand – Improve – Apply. Landsberg am Lech: Mi-Fachverlag, 2009.
LIEDTKA, Jeanne; KING, Andrew; BENNETT, Kevin. Solving problems with design thinking: Ten stories of what works. Columbia University Press, 2013.
Institute of Design at Stanford - d.school bootcamp bootleg. Disponível em: Bootcamp bootleg
Algumas vezes pode ser difícil iniciar um projeto, a linguagem especifica de cada área do conhecimento pode ser uma barreira assim como uma língua estrangeira. Pensando nisso fizemos um glossário com as palavras-chave do universo da prototipagem.
Aplicativo (App): Um programa de computador projetado para uma tarefa ou uso específico. Essa terminologia é mais comum quando nos referimos a programas que rodam em aparelhos celulares.
CNC: Sigla para Comando Numérico Computadorizado, uma forma de controle de maquinário por meio de comandos vindos de um computador. É o sistema por trás das máquinas de fabricação digital.
Design Thinking: É uma abordagem de trabalho centrado nas pessoas que através da iteração e uma sequência lógica de passos propõe solucionar problemas de forma efetiva. A colaboração é uma palavra forte no design thinking, onde todos tem papel importante no processo e devem discutir e trabalhar a favor de um mesmo conceito.
Eletrônica Digital: É uma área de estudos da Eletrônica, que mesmo sendo recente é a mãe da grande maioria das tecnologias existentes hoje. É base fundamental para a Informática e Telecomunicações e seus conceitos estão presentes em diversos aparelhos eletro-eletrônicos, como os celulares, MP3, computadores, etc.
Hack: Do verbo Inglês "to hack", que significa "cortar" é um termo que refere-se à reconfiguração ou reprogramação de um sistema de função de forma que não autorizada pelo proprietário, administrador ou designer. O termo tem vários significados relacionados com a tecnologia e ciência de computação: pode se referir a uma correção ou melhoria rápida e inteligente de um problema de programa de computador, ou pode significar uma desajeitada ou deselegante (embora relativamente rápida) solução para um problema de informática, como um "remendo" ou "gambiarra".
Software: Um termo geral para toda a parte lógica de sistemas de computadores. Em geral pode ser entendido como sinônimo de um programa de computador. Aplicativos são software e o sistema operacional de um computador ou celular também é software.
IoT: A Internet das Coisas (IoT, pela sigla em inglês) é uma rede global crescente de objetos habilitados para Internet que transferem dados e se comunicam entre si. Todos esses objetos têm identificadores exclusivos e podem variar desde dispositivos móveis até eletrodomésticos e carros.
Mapa de Navegação: Um documento que exibe todo o caminho que é feito entre telas dentro do produto. Ele é importante, tanto nos passos iniciais do produto, para projetar o fluxo de navegação; quanto nas etapas mais à frente, para guiar a equipe.
MVP (Minimum Viable Product): Em português: produto minimamente viável. É uma forma de se lançar um produto no qual se busca utilizar o mínimo de recursos possível e ainda assim ter um produto funcional e testar sua aceitação.
Prototipagem rápida: Outro nome para Fabricação Digital. A prototipagem rápida é a criação de modelos físicos a partir de arquivos digitais e tem esse nome pois, com as recentes tecnologias, é uma forma de prototipagem que tende a economizar bastante tempo em relação aos métodos de prototipagem anteriores.
UI (User Interface): Onde o usuário interage com o produto. É o amontoado de botões, col-md-6s, cores, títulos, textos, micro-interações e etc. Todos esses detalhes devem ser coerentes com a experiência do usuário e a identidade da marca do produto em questão.
UX: Experiência do usuário descreve o que as pessoas experienciam interagindo de alguma maneira com produtos ou serviços, sejam digitais ou analógicos. Há vários elementos que contribuem para a concepção de boas experiências para o público, como a interface do usuário, usabilidade, tempo de realização e sucesso na tarefa.
Boneco: Também chamado de Mock up é a montagem em formato tridimensional de determinado material a ser impresso, que serve como referência para a sua reprodução em escala. É muito utilizado para projetos de embalagens. Este termo também é utilizado na área de fotografia e filmagem, quando materiais são montados em escalas normais ou diferenciadas (maior ou menor), para que a captação da imagem seja perfeita.
Desenhos vetoriais: São desenhos produzidos a partir de softwares vetores (Corel DRAW, Freehand, Illustrator, Inkscape). Todos os elementos visuais possuem coordenadas matemáticas de pontos e curvas.
Eletrônica Analógica: A eletrônica analógica se baseia na manipulação das tensões e correntes existentes num circuito, formando circuitos capazes de realizar amplificações de sinais, comutação de máquinas e possibilitou a diversificação das telecomunicações que a principio só trabalhavam com modulações de sinais. Os elementos chaves da eletrônica analógica são os chamados transistores, resistores, capacitores, bobinas, potenciômetros e circuitos integrados, cristais e outros.
Fabricação Digital: Fabricação Digital é a produção de objetos físicos, a partir de modelos digitais. Suas formas mais comum são a Impressão 3D, a fresa CNC e o corte à laser.
Hackaton: Existem diferentes desdobramentos, mas em geral, Hackaton é uma maratona de programação com duração de tempo curta onde os participantes participam de uma imersão em torno da resolução de um problema.
Hardware: O maquinário físico e dispositivos que compõem um sistema do computador. Esse termo também é utilizado para a parte física de dispositivos em geral (TVs, celulares, consoles de video-game).
Inteligência artificial (IA): A Inteligência artificial faz com que máquinas aprendam padrões e tomem decisões por conta própria a partir deles. Na indústria, ela permite um grande aumento da produção com custo muito menor, tornando as fábricas mais competitivas e eficientes.
Iteração: Ideia de repetição, visando sempre a constante evolução e aprendizado no processo.
Mock-up: um modelo em tamanho real de algo que ainda não foi construído, que exibe como ficará ou operará. A tradução da palavra para o português é “maquete”, e é exatamente isso que se trata: um modelo mais detalhado do produto final, em que as questões estéticas são importantes e as funcionalidades básicas são demonstradas de uma forma estática.
Persona: Basicamente, um documento que descreve um personagem que sintetiza quem é o usuário do produto. As personas são criadas a partir de dados e/ou entrevistas com usuários.
Protótipo: Pode aparecer em várias formas, como os de baixa, média e alta fidelidade. Geralmente, é uma construção do produto que serve para testar algumas hipóteses e se o produto é entendível na perspectiva do usuário. Ainda, protótipos são exemplos iniciais e funcionais de um produto. Eles não têm todas as características planejadas, senão seriam o produto final propriamente dito, mas permitem ao usuário interagir como se o fizesse com o produto final real. Dessa forma, não são modelos estáticos como os mock-ups, e sim simuladores com a intenção de planejar e, principalmente, avaliar critérios de usabilidade e de experiência de usuário.
Wireframe: Um modelo 3D digital de algo em que são exibidas apenas linhas e os locais onde elas se unem ou, no caso de sites e aplicativos, um plano básico para um website que exibe apenas os tipos de informação que ele conterá e como essa informação é organizada, mas que não inclui características de design como cor ou detalhes específicos.
O segredo de uma tarefa bem executada muitas vezes recai sobre o uso da ferramenta mais adequada. Pensando nisso, selecionamos algumas ferramentas que podem ser muito úteis em diferentes etapas de um projeto, envolvendo diferentes áreas de interesse dentro da Cultura Digital.
Uma plataforma online para ensino e aprendizagem de programação por meio de diferentes recursos como desafios, jogos, aulas expositivas, etc.
É possível desenvolver jogos, programas e aplicativos partindo de projetos pré-existentes ou começando um novo do zero.
visite o site tutorialO Scratch é um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, o MIT. Com ele, é possível programar on-line e off-line, criando jogos, animações, histórias interativas, de forma simples e lúdica.
O Scratch é uma ferramenta criada para o ensino de programação para crianças, mas que vem ganhando maior complexidade ao longo dos anos. Voltada para a criação de jogos e animações, também pode ser utilizada para a criação de apresentações interativas, quizes, etc.
visite o site tutorialPermite a criação de um app funcional a partir de uma Planilha Google com diferentes informações.
Partindo de templates prontos e de uma planilha, é possível criar um protótipo de aplicativo em poucos minutos. Também possui alguns recursos um poucos mais avançados para interatividade.
visite o site tutorialFerramenta que permite a criação de protótipos de aplicativos totalmente interativos e de alta fidelidade com ótimas possibilidades de Interface.
É possível partir de templates para a criação de um protótipo com uso de diferentes tipos de elementos gráficos e interativos.
visite o site tutorialPlataforma para criação de aplicativos mais sofisticados, a partir de programação em blocos, sem escrita de linhas de código. O produto gerado pode ser disponibilizado para Android e iOS.
É uma ferramenta bastante simples e acessível. A ferramenta funciona dividido em duas partes: A primeira é a parte de Design, que permite ao usuário criar o design de um aplicativo e a segunda parte é a linguagem de blocos, projetada pelo MIT para adicionar lógica a interface criada.
visite o site tutorialPlataforma para criação de aplicativos completamente funcionais por meio de blocos. Criada pelo MIT para simplificar a programação de apps, possui muitas possibilidades.
O App Inventor é um ambiente de programação de fácil utilização para os iniciantes na área de programação para celular. Possibilita o desenvolvimentos de aplicativos para celular mesmo sem domínio da lógica de programação.
visite o site tutorialFerramenta para criação de WireFrames baseada na simplicidade e colaboratividade.
A partir de stencils de ícones, botôes e outros, permite a prototipagem de interfaces de usuário e a criação de wireframes
visite o site tutorialFerramente de Design colaborativa, para uso em equipes voltada para a criação de Wireframes e prototipagem de interfaces.
Prototipagem de navegação de aplicativos, interfaces, interações de usuários e outros recursos em apenas uma plataforma.
visite o site tutorialAplicativo de prototipagem de produtos digitais
Criação de links entre páginas para protipagem da navegação entre diferentes páginas de um aplicativo
visite o site tutorialAplicativo para criação de telas interativas para prototipagem de apps.
Permite programar a interação entre diferentes telas de um protótipo de aplicativo para simular a usabilidade.
visite o site tutorialFeramenta de prototipagem rápida de aplicativos , telas e interface de usuário em geral.
Usa um sistema de links para criar interação entre diferentes telas que permitem toques, arrastes de mouse e outras interações.
visite o site tutorialCanva é uma plataforma de design gráfico que permite a criação para mídia social, apresentações, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e possui várias imagens, fontes, modelos e ilustrações.
Partindo de exemplos e templates, é possível criar cartazes, posts, banners e outras peças gráficas de bom apelo visual com muita facilidade.
visite o site tutorialO Adobe Spark Post é um App que permite de maneira simples e rápida a criação de logos, banners, flyers e outros gráficos incríveis para qualquer ocasião.
Cria banners, flyers, cartazes, posts e outros a partir de templates, imagens, fotos e recursos gráficos diversos.
visite o site tutorialO Padlet é um site da Internet que permite que você colabore com outros usuários, fornecendo textos, fotos, links e outros conteúdos. Cada espaço colaborativo é chamado de "mural", podendo ser usado como um quadro de avisos particular.
Professores e empresas utilizam o Padlet para encorajar conversas criativas multimídia e brainstorming.
visite o site tutorialSite que possibilita a criação, num mural virtual, de notas contendo texto, imagens, vídeos e outros recursos midiáticos.
Permite a criação, em tempo real, de notas contendo diferentes recursos midiáticos. Os usuários podem, em tempo real, construir mapas conceituais, compartilhar mensagens, debater sobre temas geradores etc.
visite o site tutorialFerramenta para elaboração, edição e compartilhamento de vídeos explicativos. Permite criação de animação, gravação de voz, upload de fotos e vídeos e outra imensidão de ferramentas e recursos.
Recursos visuais bonitos, interativos, formato leve e permite uso de várias ferramentas como desenho, vídeo, recursos 3D.
visite o site tutorial tutorialAplicativo para gravação, edição e distribuição de podcast.
Permite fazer podcast com o celular, pode ser gravado sozinho ou com outra pessoa, discente pode interagir mandando mensagens de voz que pode ser integrada ao podcast, além de adicionar músicas, efeitos sonoros. Ele armazena o conteúdo de forma gratuita e o aluno pode escutar sem precisar ter uma conta.
visite o site tutorialFerramenta digital que permite a criação de um jornal on line
Essa ferramenta apresenta também versão em português e permite a produção de um jornal de determinada temática.
visite o site tutorialO Google Sites é uma plataforma da Google em que é possível construir e gerenciar gratuitamente um site. É possível personalizá-lo, inserir vídeos, fotos e textos, além de disponibilizá-lo à todos ou à um grupo restrito de pessoas.
Ferramenta de fácil utilização, gratuita e com muitos recursos disponíveis.
visite o site tutorialÉ uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile.
Wix.com oferece aos usuários da web a possibilidade de criar um site profissional, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design.
visite o site tutorialPixton é um site que permite criar histórias em quadrinho sem precisar instalar. Pode escolher personagens, cenários...Permite o uso gratuito por determinado tempo, posterior a esse tempo é possivel aderir a pacotes, inclusive existe um próprio para estudantes. É fácil de manusear, está em português, o gráfico é bem bonito e pode-se construir com peças predeterminadas.
Para um ínicio em criação de HQs é interessante que já se tenham elementos pré estabelecidos, acho que nesse primeiro momento se envolver com a narrativa é importante e esse formato mais de compor os cenários (ou seja não ter que criá-los do zero) permite maior otimização do tempo e abre possibilidades de despertar a vontade de criar posteriormente.
visite o site tutorialO Boords é um web-app para criar storyboards de maneira simples.
O Boords é uma ferramenta baseada na web, que facilita a adição, remoção, reordenação e substituição de conteúdo para tornar o storyboard perfeito de forma rápida e fácil. Você compartilhar o seu trabalho facilmento exportando como PDF personalizado, ou através de um link privado.
visite o site tutorialFerramenta online e gratuita para criação de storyboards voltados para ensino.
Ferramenta gratuita com possibilidade de criação de storyboards voltados para o aprendizagem, educação, negócios, com diversos recursos de imagens para ser construídos.
visite o site tutorialPlataforma colaborativa online projetada para trabalho em equipes, e possibilita a criação de storyboards, mapas mentais e fluxogramas.
A ferramenta é simples de usar e intuitiva. Oferece uma boa diversidade de templates e integração com outros Apps.
visite o site tutorialServiço de transferência de arquivos grátis, ideal para compartilhamento de grandes arquivos via internet.
Transferência de até 2GB de dados no plano gratuito por meio do envio e compartilhamento de um link.
visite o site tutorialAnimaker é um editor de vídeo e animação com produção e armazenamento, permitindo a criação de vídeos animados através de personagens e cenários pré-produzidos.
Proporciona o estímulo à criatividade, podendo ser um trabalho executado individualmente ou em trabalho colaborativo, através da divisão de tarefas ou integração de ações. Também uma ferramenta para criação de animações para diversas plataformas digitais como Youtube, Facebook, Instagram e outros.
visite o site tutorialPlataforma online para criação de videos animados e apresentações animadas, baseada na nuvem.
Partindo de templates, é possível criar uma animação visual com diferentes elementos gráficos.
visite o site tutorialEditor de áudio gratuito, livre e multiplataforma
Permite a edição profissional de trilhas de áudio com cortes, remoção de ruído, adição de efeitos com possibilidade de trabalho em diversas pistas simultaneamente.
visite o site tutorialFerramenta online para edição de vídeos
Funcionando completamente online, você faz upload dos vídeos ou pode escolher em uma biblioteca as filmagens para serem editadas na plataforma. Também oferece música e fotos para a edição.
visite o siteSoftware livre e gratuito para edição profissional de vídeos.
O Lightwork é um software completo para edição profissional de vídeos. Ideal para cortes, adição de efeitos, transições, textos e criações visuais mais complexas.
visite o site tutorialPlataforma para criação de conteúdo audiovisual com foco em redes sociais.
Com uma grande biblioteca de filmagens "stock", é possível compor imagens na criação de um vídeo por meio de uma ferramenta online.
visite o site tutorialTrata-se de um simulador digital para circuitos elétricos e eletrônicos.
Existe uma versão gratuita (demo). Fácil instalação. Permite o desenho e simulação com uma biblioteca de dispositivos bem completa.
visite o site tutorialFerramenta que auxilia na criação de códigos para arduino e na montagem de diferentes hardwares
Com esta ferramenta, você pode adicionar os componentes eletrônicos e sensores que deseja usar e o sistema já oferece um exemplo de código para Arduino para ser usado com o hardware escolhido.
visite o site tutorialFerramenta integrada à platadorma Arduino que permite criar códigos funcionais online, sem a necessidade de se instalar a IDE do Arduino.
Esta ferramenta possui todas as funcionalidades de escrita de um código arduino e, com ela, você pode conectar uma placa (Hardware) arduino para testar seu projeto
visite o sitePlataforma que integra diferentes serviços online e cria interações entre eles do tipo "Se isso, então aquilo"
IFTTT é uma das mais conhecidas ferramentas de Internet das Coisas que não precisa de escrita de códigos. É possível integrar diferentes serviços online e criar condições para essas integrações, como por exemplo, enviar um Email para seus contatos no dia de Natal.
visite o site tutorialPlataforma para integração de aplicativos nas nuvens similar ao IFTTT
É possível criar desde integrações simples, até workflows mais complexos entre diferentes aplicativos online.
visite o site tutorialAplicativo de celular para visualização de valores de resistores, cálculos de resistências e outros circuitos simples.
Possui uma série de utilidades relacionadas à eletrônica analógica com destaque para a tabela de códigos de cores de Resistores.
visite o site tutorialCriador de engrenagens online, ideal para uso em corte à laser ou impressão 3D
A partir de parâmetros customizáveis é possível criar diferentes tipos e tamanhos de engrenagens que podem ser baixadas, impressas ou cortadas à laser.
visite o siteCriador de caixas online para uso em corte à laser
Ferramenta para criação de diferentes tipos de caixas para corte à laser. Totalmente online, permite a customização de tamanhos, encaixes e outros parâmetros
visite o siteCriador online de Planos de Corte para corte à laser
Ferramenta online que permite encontrar a forma ideal de montar um plano de corte para diferentes desenhos ao mesmo tempo.
visite o siteFerramenta livre e gratuita para ilustração digital, desenho e edição de fotos
GIMP é um editor de imagem livre e gratuito com diversas ferramentas e funcionalidades. É uma ferramenta de desenho profissional que permite também customizações em sua interface.
visite o site tutorialTrata-se de uma ferramenta digital que permite criar e visualizar figuras em três dimensões e também permite desenhar circuitos elétricos e eletrônicos.
Uso gratuito. Não é necessária a instalação, pois trata-se de uma ferramenta on-line. É possível fazer modelos 3D com uma grande opção de formas.
visite o site tutorialSketchUp é um software próprio para a criação de modelos em 3D no computador.
É um software intuitivo e simples de usar, e possibilita a elaboração de várias formas e volumes. Épossivel trabalhar com modelos 3D e 2D e possui uma versão FREE online.
visite o site tutorialFerramenta nova para desenho 3D auxiliado por Realidade Virtual
Uma grande novidade, o Google Blocks utiliza Realidade Virtual para a criação de desenhos e modelos 3D
visite o site tutorialÉ um software livre para editoração de imagens e desenho vetorial.
Permite a criação de desenhos a mão livre, tranformações de dimensão e forma de diversos objetos, criação de várias camadas, editor de cores , suporte de texto e renderização. Ideal para modelos 2D.
visite o site tutorialO Banco de práticas traz as práticas educativas realizadas pelos professores orientadores dos projetos que foram selecionados como Finalistas no Solve for Tomorrow a partir da 6ª edição em 2019. São apresentadas neste banco no formato de planos de aulas, com a possibilidade de busca por área de conhecimento, conteúdos, habilidades desenvolvidas conforme a BNCC, região e ano.
Ao explorar um mundo novo, precisamos de um guia. Confira abaixo alguns projetos, sites, publicações e canais de referência que podem servir de inspiração para seu projeto. Caso precise de ideias, ferramentas, tutoriais ou deseje saber das novidades de diferentes áreas criativas, vale a pena visitar alguns Links dessa página.
Repositório de tutoriais de diversos tipos: desde marcenaria até culinária, passando por eletrônica e projetos para a casa.
visite o sitePlataforma educacional ligada ao Google Earth. É possível explorar todo o mundo visualmente, além de criar mapas e roteiros.
visite o siteSite da revista MAKE. Com ideias, inspiração, projetos, reviews e diversos assuntos dentro do campo da cultura Maker.
visite o siteSite com diversos tutoriais e aulas a respeito de diversas linguagens ( html / CSS ) e frameworks ( bootstrap ) para a programação de sites.
visite o SiteWiki House é um projeto de criação de casas que podem ser fabricadas com uso de uma Fresadora CNC. A ideia é fazer download dos projetos e módulos e cortá-los no local da construção da casa
visite o siteArduino é uma plataforma para prototipagem em eletrônica digital que integra hardware e programação e pode ser usada de muitas formas diferentes em projetos com diferentes características.
visite o siteFórum e ponto de encontro de projetistas e curiosos em torno da eletrônica analógica e digital com grande quantidade de projetos documentados pela comunidade.
visite o siteCentral de Portfolios de designers com curadoria de projetos de destaque em torno de diferentes linguagens visuais: ilustração, fotografia, desenho vetorial, ux, etc.
visite o sitePortal Embarcados é um site com conteúdo técnico sobre hardware, firmware e assunto relacionados a IoT.Parte desse conteudo é criado pela comunidade, por pessoas que compartilham seu conhecimento na área de sistemas eletrônicos.
visite o siteRepositório de desenhos 3D para fabricação digital. Muitos desenhos podem ser recriados/remizados e alguns deles são paramétricos. O portal ainda tem uma ferramenta que permite que os arquivos sejam customizados onlines.
visite o sitePortal de recursos da escola de Design de Stanford com muitos materiais a respeito de Design Thinking além de outros cursos e oficinas.
visite o siteSite da empresa Adafruit, focada em prototipagem eletrônica, com tutoriais, fórum e aulas.
visite o sitePortal com diversos recursos e um e-book a respeito de Desing Thinking para educadores com exemplos de atividades.
visite o sitePortal da rede FabLab Livre SP com informações a respeito dos espaços e equipamentos da rede, além de agendamento de aulas e encontros.
visite o siteCentral de documentação de projetos em programação onde os usuários podem hospedar e compartilhar códigos-fonte e contribuir com projetos abertos.
visite o siteCanal de Youtube do projeto Semente Cinematográfica com cursos, aulas e materiais a respeito de educação audiovisual.
visite o canalSite da equipe Hardware Livre da USP com projetos, oficinas, tutoriais e materiais a respeito de Hardware Open Source. Ótimos projetos para inspiração.
visite o siteSite de projetos da Designer Cristiana Felgueiras que também possui canal do Youtube. Boa referência para trabalhos de marcenaria.
visite o siteFarm Bot é um projeto de canteiro de legumes e verduras totalmente automatizado.
visite o siteCanal Ciência Todo Dia com uma abordagem interessante a respeito de temas da ciência
visite o canalCanal do Youtube que possui conteúdos criativos que promovem experiências únicas de entretenimento e aprendizagem. Além de disponibilizar projetos em diferentes níveis de dificuldade.
visite o canalOrganização presente em mais de 15 países com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderar agentes de transformação.
visite o sitePlástico Maravilha é um projeto que busca levar a pequenas comunidades capacitação gratuita para a montagem de uma mini usina de reciclagem de plástico. É inspirado no projeto Precious Plastic, um projeto de reciclagem de plástico por meio de equipamentos de hardware aberto criado por Dave Hakkens.
visite o perfilA African Maker Space é uma comunidade composta por pesquisadores, inovadores, hobistas e estudantes que usam ferramentas e equipamentos dentro de um espaço estruturado para compartilhamento de habilidades e conhecimento, resolução de problemas comunitários para alcançar o desenvolvimento sustentável na África.
visite o siteUma Startup de Impacto Social que junta a inovação ao design para criar soluções que combatam a desigualdade social e promovam o acesso à água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade. Um trabalho que convida pessoas e empresas a se engajarem na construção de um mundo mais justo.
visite o siteA Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
visite o siteA Fundação ABH tem o papel de potencializar a atuação de iniciativas sociais, (coletivos, movimentos, organizações e lideranças comunitárias, etc.) na periferia sul de São Paulo por meio de investimentos financeiros, geração de conhecimento e formação de redes.
visite o canalO Transforma! É a maior e mais abrangente base de dados de tecnologias sociais do Brasil. É uma ferramenta colaborativa e fácil de usar que tem como objetivo ampliar o alcance das tecnologias sociais e promover um ambiente de reaplicação e compartilhamento de conhecimentos para toda a sociedade.
visite o siteEste site utiliza cookies para aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossa comunicação com você. Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com o armazenamento desses dados.