Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã - Tupi Guarany no Vale do Ribeira - SP
Prof. Paulo Bezerra da Silva Neto
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros Iguape (SP)
O projeto visa à geração de renda para os indígenas da aldeia Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira a partir do cultivo e da comercialização de palmitos pupunha e juçara. A proposta é realizar o manejo sustentável dos palmitos como meio de subsistência dos índios e preservação das áreas desmatadas da aldeia.
Vencedor pelo Júri Popular
Projeto Sistema de filtragem e beneficiamento de águas cinzas para produção sustentável de alimentos
Prof. Marcos Deames Araújo Silva
EEEP Guilherme Teles Gouveia Granja (CE)
Como forma de melhorar a qualidade da água reaproveitada, o projeto se propõe a criar um sistema de filtragem de águas cinzas, ou seja, aquela água residual do uso doméstico, como a lavagem de roupa ou louça. Os estudantes produziram um filtro de manta sintética acoplado à uma bomba movida à energia solar com capacidade de retirar impurezas e gorduras, tornando água adequada para o cultivo de vegetais da irrigação por gotejamento.
Vencedores Nacionais 2016
Projeto Construção de um biodigestor urbano para produção de biogás e de lodo fertilizante (biofertilizante) para uso na cozinha e na horta orgânica da Escola Estadual Barão de Boca do Acre/AM
Prof. Antônio Eduardo da Rocha Melo
Escola Estadual Barão de Boca do Acre Boca do Acre (AM)
A emissão de gases poluentes na atmosfera por conta da extensa criação de gado na região e a falta de disponibilidade de botijões de gás foram os motivos que impulsionaram os alunos a desenvolverem um Biodigestor. A proposta aproveita os resíduos orgânicos dos dejetos dos animais, promove a diminuição da emissão de gases poluentes e produz biofertilizante para enriquecer o substrato da horta orgânica da escola.
Projeto A presença da baronesa no rio Moxotó: problemáticas e possibilidades
Prof. José Edilson Batista Diniz
Escola de Referência em Ensino Médio de Itaparica Jatobá (PE)
Com a poluição do rio Moxotó, ocorreu a proliferação da planta aquática Eichhornia crassipes, popularmente conhecida como baronesa. A multiplicação da espécia cria uma barreira que impede a iluminação e oxigenação da água. O problema, que afeta a vida da comunidade ribeirinha, mobilizou os alunos a desenvolverem o projeto para dar um destino adequado à planta aquática, utilizando-a como matéria-prima na produção de adubo orgânico, de forragem e de etanol.
Projeto Manejo e conservação participativa de quelônios na terra indígena Andirá-Marau
Profª Darlene Cristina Maciel Saraiva
IFAM - Campus Maués Maués (AM)
Preocupados com a diminuição da população natural de tartarugas, cágados e jabutis, conhecidos como quelônios, a proposta dos estudantes é desenvolver o manejo sustentável para a preservação dessas espécies na região amazônica. Por meio de pesquisas, procedimentos científicos e capacitações de diversos atores da comunidade, o projeto visa perpetuar essas espécies que constituem a base da alimentação dos indígenas das terras de Andirá Marau.
Menção Honrosa
Projeto Sistema de Irrigação automatizado empregando sensor de umidade reaproveitando água descartada de condicionadores de ar e fabricação de tijolos de poliestireno e gesso para uso em canteiro de hortaliças
Profª Daiana Paula Duarte Teixeira
Colégio Estadual Dom Veloso Itumbiara (GO)
O que mobilizou os alunos na realização do projeto foi a identificação de duas situações-problema: o desperdício da água descartada pelos aparelhos de ar condicionado da escola e o destino do isopor, resíduo sólido de difícil decomposição. A proposta é aproveitar a água gerada pelos aparelhos de ar condicionado para irrigação automatizada de uma horta horizontal e, a confecção de tijolos a partir da reutilização do isopor, juntamente com o gesso e a água, a serem utilizados na construção dos canteiros de hortaliças .
Conheça os projetos vencedores nas outras edições:
Este site utiliza cookies para aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossa comunicação com você. Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com o armazenamento desses dados.