Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

 O espaço Ciência e Diversidade do Solve for Tomorrow Brasil busca ampliar o conhecimento científico a partir de diferentes perspectivas culturais. Foi inaugurado em 2022, com uma curadoria voltada à educação para as relações étnico-raciais no contexto de ensino-aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, com o objetivo de dar visibilidade às narrativas negras a partir de suas próprias produções.

Por meio deste conjunto de materiais, podemos nos nutrir da potência e do pioneirismo ancestral africano, das inovações produzidas por pesquisadores(as) negros(as) no campo da ciência e das tecnologias, e da diversidade em geral, de forma a inspirar professores(as) e jovens.

O conteúdo está disponível em formato multimidiático, com links para as fontes originais, e reúne entrevistas, filmes, artigos científicos, indicações de livros, podcasts e perfis em redes sociais, entre outros conteúdos. 

Para organizar a navegação, dividimos os materiais e links em quatro áreas temáticas: Ciências, Tecnologia e Arte, Ensino de Ciências, Descolonizando as Ciências e Mulheres nas Ciências. Não se trata, porém, de uma classificação exata ou definitiva: afinal, os conteúdos conversam entre si e são multitemáticos. Por isso, convidamos você a conhecer todas as seções.

A curadoria contou com a contribuição da professora Bárbara Carine, mestre e doutora em Ensino de Química. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bárbara atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA).

 

Para navegar, clique sobre os títulos das categorias abaixo e conheça os materiais indicados em cada seção.

Ciências, Tecnologia e Arte

Estes materiais e conteúdos trazem amostras da produção científica, tecnológica e artística dos povos africanos e seus descendentes – legado fundamental para toda a humanidade, mas ocultado ao longo de séculos. Reconhecer e divulgar essa produção é essencial tanto para a História da Ciência quanto para a autoestima de grande parte dos(as) estudantes brasileiros(as).

 

Ensino de Ciências

Como abordar, nas aulas de Ciências e Matemática, as relações étnico-raciais e o enfrentamento ao racismo? Os materiais e links desta seção apresentam reflexões e estratégias para conjugar essas temáticas com outros conteúdos escolares – abordagem que ganhou força com a Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira na grade curricular dos ensinos fundamental e médio.

 

 

Descolonizando as Ciências

Enxergar as ciências e tecnologias sob a ótica enriquecedora da diversidade pede um treinamento do nosso olhar, na maior parte das vezes ainda pautado pelo viés eurocêntrico. É necessário, portanto, descolonizar. Os materiais e perfis reunidos aqui derrubam mitos e preconceitos, mostrando que o mundo é muito maior e mais interessante com pluralidade.

 

Mulheres nas Ciências

Conheça mulheres que produzem e divulgam ciência num mundo que ainda imagina cientistas como homens brancos. Mulheres negras cientistas, portanto, rompem uma barreira dupla, de gênero e raça – e, muitas vezes, também a da classe social. Aqui estão os perfis e as histórias de algumas delas, que podem inspirar muitas meninas a também seguir carreira em ciência e tecnologia.