BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho
Profª. Flávia Santos Twardowski Pinto
IFRS - Campus Osório Osório (RS)
Preocupados com a qualidade da água do poço da cidade e com o descarte de resíduos do arroz pela indústria local, os estudantes pesquisaram uma alternativa para o tratamento da água a partir de um biossorvente desenvolvido com a palha de arroz.
Avaliação do efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos
Profª. Uanne Freire Bezerra
Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz Salgueiro (PE)
O projeto pesquisa a produção de um larvicida natural à base do líquido extraído da castanha de caju e o seu efeito no combate às larvas de Aedes aegypti para avaliação sobre a diminuição dos casos de doenças relacionadas ao mosquito.
Reflexologia Experimental de Cenchrus echinatus e Jatropha gossypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar
Profª. Jôseline Maria Sousa Nascimento
EEM Ronaldo Caminha Barbosa Cascavel (CE)
Para contribuir com a melhoria da produção agrícola familiar local, os estudantes investigaram o potencial de ação de um bioestimulador de baixo custo, produzido a partir do carrapicho e pinhão roxo, plantas abundantes na região.
Vencedores Júri Popular
Rhizoflorando o mangue
Profª. Maria Amélia Bonfante
EEEFM Almirante Barroso Vitória (ES)
nvestigar alternativas de extração da casca da Rizhophora mangle (mangue vermelho) para a preservação do ecossistema local e viabilizar a atividade econômica de comunidades tradicionais é o intuito do projeto destes estudantes.
Frestas...Nunca mais! Economia, Saúde e Conforto com sustentabilidade!
Profª. Cleimar Peixoto Teixeira
CE Profª Izabel F. Siqueira – EFM Reserva do Iguaçu (PR)
Preocupados com o descarte inadequado de embalagens Tetra Pak, além do frio que entrava pelas frestas nas residências, os estudantes propõem a utilização do material como isolante térmico. A proposta visa contribuir para a redução da entrada de bichos, chuva e vento nas casas.
Tecnologia assistiva: construção de tecnologias educacionais táteis por prototipagem 3D para jovens e adultos cegos e de baixa visão
Profª. Elza Monteiro Leão Filha
IFPA - Campus Belém Belém (PA)
< Para auxiliar a alfabetização em braille de pessoas com deficiência visual, o projeto pesquisa e prototipa uma tecnologia educacional 3D, com o uso de ABS - Acrilonitrila Butadieno Estireno, um plástico de alta resistência e durabilidade.
Se é para sustentar, faço renovar: Ciência e Sustentabilidade.
Prof. Carlos Jose de Souza Junior
Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca Ipojuca (PE)
Em busca de alternativa limpa para a geração de energia elétrica em uma região que depende de energia termoelétrica poluente, os estudantes prototiparam um modelo de estação solar, a partir de materiais recicláveis e resíduos de lixos eletrônicos.
Levantamento do uso de plantas medicinais do cerrado no município de Portelândia (GO): cerrado, um bioma que cuida da gente
Profª. Simone Natalina Kaiser de Oliveira
CE Manoel Costa Lima Portelândia (GO)
Ao pesquisarem as plantas do Cerrado, os estudantes identificaram a riqueza de seu potencial medicinal. Realizaram pesquisas que resultaram no mapeamento e catalogação das espécies locais, além da construção e disponibilização de um horto para a comunidade.
Menção Honrosa
Rhizoflorando o mangue
Profª. Maria Amélia Bonfante
EEEFM Almirante Barroso Vitória (ES)
Investigar alternativas de extração da casca da Rizhophora mangle (mangue vermelho) para a preservação do ecossistema local e viabilizar a atividade econômica de comunidades tradicionais é o intuito do projeto destes estudantes.
Este site utiliza cookies para aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossa comunicação com você. Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com o armazenamento desses dados.