AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DA MORINGA OLEÍFERA NO TRATAMENTO DA ÁGUA NA ZONA RURAL
Profª Ayanda Ferreira Nascimento Lima - Biologia – 2º ano
Colégio Estadual Dom Veloso
Itumbiara (GO)
Melhorar a saúde pública da zona rural de Itumbiara no combate de parasitoses pelo consumo de água não tratada é a proposta do projeto. Por meio da experimentação científica, os alunos identificaram o potencial antimicrobiano das sementes da Moringa oleífera validando sua eficácia na redução de bactérias presentes na água.
Vencedor pelo Júri Popular
A REUTILIZAÇÃO DO PÓ DA MADEIRA EM FORRO ACÚSTICO EM TETOS DE SERRARIAS
Prof. Ivanês Oliveira Alexandrino - Física – 3º ano
EE Tristao de Barros Ensino Fundamental e Médio
Currais Novos (RN)
O impacto ambiental do grande número de serrarias foi o que mobilizou os alunos a desenvolverem um projeto que transformasse o pó de serra em bloquetes prensados para serem utilizados como forro isolante acústico e térmico no teto das próprias serrarias. Além dos bloquetes de madeira, os alunos criaram o “siroco”, aspirador adaptado que aspira o pó no ato da serragem.
Vencedores Nacionais 2015
PRODUÇÃO DE PESCADO CONSORCIADA À HIDROPONIA E ENERGIA SOLAR NO QUILOMBO ETE ENG AGRÔNOMO NARCISO DE MEDEIROS
Prof. Paulo Bezerra da Silva Neto - Botânica e Horticultura – 1º ano
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Iguape (SP)
Contribuir com a sustentabilidade da comunidade quilombola do Rio Una da Aldeia é a proposta dos alunos de Iguape. Por meio da implantação de um sistema intensivo de criação de peixes, consorciado com a produção de verduras hidropônicas utilizando apenas a energia solar, o projeto está sendo replicado pelos moradores sob orientação dos alunos, para melhorar a produção de alimentos e a geração de renda das famílias quilombolas.
BIODIGESTOR ANAERÓBICO
Prof. Adair José Pereira - Física 1º ano
EE Pedro Neca
Porto Esperidião (MT)
A criação de um biodigestor anaeróbico para substituir o fogão a lenha é a proposta deste projeto, que transforma resíduos em matéria-prima para o processo de fermentação, base para a produção de biogás. Além de combater o desmatamento e a emissão de gazes poluentes, o biodigestor gera energia limpa, renovável e com baixo custo e ainda produz um biofertilizante para a produção de hortaliças.
UTILIZAÇÃO D'ÁGUA NÃO POTÁVEL NA PRODUÇÃO DE FERTILIZANTE LÍQUIDO ORGÂNICO
Prof. Marcos Deames Araújo Silva - Irrigação e Drenagem – 2º ano
EEEP Guilherme Teles Gouveia
Granja (CE)
Produção de fertilizante orgânico líquido a partir de reuso da água gerada nos equipamentos de ar condicionado e da água salina encontrada no poço da escola é a ideia desse projeto. A proposta é associar matéria orgânica à água de baixa qualidade com o objetivo de fornecer nutrientes aos vegetais.
Menção Honrosa
RIO JABURU: SUAS MARGENS, MINHA VIDA!
Profª Joselândia Oliveira Ferreira - Física – 2º ano
EEEP Governador Waldemar Alcântara
Ubajara (CE)
O Rio Jaburu é a principal nascente do açude Jaburu I, responsável por abastecer toda a Serra da Ibiapaba e algumas cidades do sertão nordestino. No entanto, suas margens vêm sofrendo assoreamento nos últimos anos. A partir de um estudo diagnóstico sobre os impactos ambientais no manancial, a proposta dos alunos é recompor a mata ciliar e sensibilizar a população ribeirinha para a recuperação das margens do Rio Jaburu.
DA HORTA MANDALA À AGROINDÚSTRIA FAMILIAR: "SABERES E SABORES DO CAMPO"
Profª Gisela Bueno Lazzari - Biologia – 2º ano
Colégio Estadual Duque de Caxias
São Mateus do Sul (PR)
Filhos de agricultores da região, os alunos deste projeto estudam em regime de alternância, passam uma semana na escola e outra na propriedade familiar, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula. O projeto busca alternativas agroecológicas e socialmente adaptadas para melhorar a vida no campo, contribuindo para a produção de alimentos de qualidade e de serviços ambientais essenciais, como água e biodiversidade.
Conheça os projetos vencedores nas outras edições:
Este site utiliza cookies para aprimorar sua navegação e aperfeiçoar nossa comunicação com você. Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com o armazenamento desses dados.