Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.

Projetos vencedores da 4ª edição

Vencedores Nacionais

Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional
Prof. Alexandre Surui
EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana
Cacoal (RO)
Pesquisar e transmitir os conhecimentos e usos das plantas medicinais da comunidade indígena Paiter Surui é a proposta dos alunos do 2o ano, pertencentes a essa etnia. O projeto envolve trabalho de campo na floresta; coleta, catalogação e pesquisa das mudas e sementes, e a construção de um viveiro de plantas medicinais na comunidade.
Igarapé Verde: um enfoque interdisciplinar para a revitalização do Igarapé Paragominas
Prof. Giliam de Matos Araújo
EETEPA - Escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará - Paragominas
Paragominas (PA)
O impacto ambiental que afeta a bacia do Igarapé Paragominas, por meio da degradação da mata ciliar, do assoreamento e do lançamento de esgoto e lixo doméstico no rio, foi o que mobilizou os alunos do 2o ano a realizarem um conjunto de ações interligadas para a preservação e conscientização ambiental da população.
S.O.S Casa
Prof.ª Jôseline Maria Sousa Nascimento
Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa
Cascavel (CE)
Conhecendo a relação entre a doença de chagas e a proliferação de insetos e parasitoses nas casas de taipa da região, a proposta dos alunos para melhorar a qualidade de vida local é a produção de dois “biomateriais” para serem aplicados nas casas: placas de pisos e blocos cerâmicos, ambos produzidos a partir de resíduos sólidos da borracha, do vidro, da madeira de demolição, da fibra de coco e do solo.
DesPÓluir
Prof.ª Ívina Langsdorff Santana
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Barroso
Vitória (ES)
Tendo a produção de aço como principal atividade industrial, a cidade de Vitória e seu entorno sofrem com a poluição atmosférica, gerada pelo transporte de matérias-primas e beneficiamento do aço. Diante dessa situação-problema, os alunos organizaram-se para desenvolver supressores de poeira à base de polímeros sustentáveis, que reduzem a emissão de material particulado.
Consustime: Ferramenta interativa na gestão eficiente do uso da água
Prof. Marcos Deames Araújo Silva
Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia
Granja (CE)
Para melhorar a gestão dos recursos hídricos, os alunos desenvolveram neste projeto um aplicativo ‒ Consustime ‒ para monitorar o consumo de água nas residências. Para isso, construíram um “chuveiro inteligente”, que possui um dispositivo para monitorar o consumo de água por meio de uma válvula solenoide acoplada e um timer, o qual determina a duração do banho.
 

Vencedores Júri Popular

Transformando Terra em cor
Prof.ª Edlaine Carvalho Bispo
Escola Estadual Prof.ª Fátima Gaiotto Sampaio
Nova Andradina (MS)
Diante do estado de deterioração das moradias locais, os alunos pesquisaram uma alternativa de baixo custo para apresentar à comunidade. A proposta encontrada foi produzir uma tinta, cuja principal matéria-prima é a terra. Assim, eles coletaram amostras de diferentes tipos de terra da região, realizaram testes envolvendo o tratamento dessas amostras e desenvolveram um método próprio para a preparação da tinta.
Consustime: Ferramenta interativa na gestão eficiente do uso da água
Prof. Marcos Deames Araújo Silva
Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia
Granja (CE)
Para melhorar a gestão dos recursos hídricos, os alunos desenvolveram neste projeto um aplicativo ‒ Consustime ‒ para monitorar o consumo de água nas residências. Para isso, construíram um “chuveiro inteligente”, que possui um dispositivo para monitorar o consumo de água por meio de uma válvula solenoide acoplada e um timer, o qual determina a duração do banho.
Esgoto não! Isso é um rio!! Esse é um problema nosso, cuidar da nossa comunidade!!!
Prof. Sérgio Ribeiro Frois
EFM Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen
São José dos Pinhais (PR)
O incômodo com o mau cheiro do Rio Lava-pés, decorrente da presença de substâncias tóxicas como sulfetos e metano, mobilizou os alunos a proporem um projeto ao poder público do município. Esse consiste em realizar ações de intervenção e revitalização do rio, por meio da recomposição da mata ciliar e do cultivo de plantas aquáticas para o tratamento da água.
Água e vida: por um planeta melhor
Prof. Paulo Cezar Augusto
Escola Presbiteriana João Calvino
Rio Branco (AC)
A preocupação com o desperdício da água descartada pelos equipamentos de ar condicionado da escola foi o que motivou os alunos do 1o ano B a pesquisar como poderiam reaproveitá-la nas atividades escolares. A solução encontrada foi a criação de um sistema de captação e armazenamento da água e a promoção de uma campanha de conscientização socioambiental no ambiente escolar.
Da nascente, água corrente: a história e destino de uma mina
Prof.ª Aloisia Laura Moretto
Escola Estadual Culto à Ciência
Campinas (SP)
A existência de uma nascente situada na própria escola motivou os alunos a refletirem sobre como poderiam aproveitar adequadamente esse recurso. Dessa forma, chegaram a um conjunto de ações como instalar e medir a quantidade de água que escoa da nascente, pesquisar a sua trajetória e organizar rotas de canalização, a fim de destinar parte da água às comunidades próximas à escola.
 

Menção Honrosa

Mapeamento ambiental e ecologia sustentável: do uso das cascas de mariscos na fabricação de blocos ecológicos no município de Roteiro - AL
Prof.ª Flávia dos Santos de Souza
Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira
São Miguel dos Campos (AL)
Ao identificar que o descarte inadequado das cascas de marisco estava provocando mau cheiro na cidade, os alunos buscaram alternativas para dar uma destinação útil e adequada a esses resíduos. Propuseram, assim, utilizá-las como matéria-prima na confecção de blocos para a construção civil.
Vencedores Regionais