Fim dos atalhos.
Início do topo.
Fim do topo.
Início do conteúdo.

Professor(a),

 

Desafie seus alunos e alunas a desenvolver um projeto que articule Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em busca de respostas criativas e relevantes que transformam o amanhã.

Mostre aos(às) estudantes como os conhecimentos de sua disciplina podem contribuir para solucionar problemas vivenciados pela comunidade escolar e local. Suas aulas serão ainda mais dinâmicas e envolventes. Escola, professores(as) e estudantes: todos(as) podem ganhar!

Veja como participar do Solve for Tomorrow Brasil:

 
 

Professor(a) parceiro(a)

Até um(a) docente da mesma ou de outra área (Ciências Humanas e suas Tecnologias ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) pode participar como parceiro(a) do projeto. Esse(a) professor(a) deve lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe e ser indicado(a) pelo(a) professor(a) orientador(a) no ato da inscrição.

 

Atenção

A equipe deve ser formada por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados(as) no mesmo ano/série e na mesma escola (apenas as turmas podem ser diferentes).

A inscrição só pode ser feita pelo(a) professor(a) orientador(a), que obrigatoriamente deve lecionar, a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

O projeto deve ter como foco, necessariamente, questões relacionadas a essas áreas do conhecimento.

Acesse abaixo o regulamento:

Inscrição de 08/04/2024 a 17/07/2024 .

Alguns documentos deverão ser apresentados conforme a etapa de seleção.

Passo a passo

 

1

1

Inscrição de projetos

De 08/04 a 17/07

Aqui no site do Solve for Tomorrow Brasil, o(a) professor(a) orientador(a) deve clicar em “Inscreva-se” e informar os dados solicitados. Ele(a) receberá, em seguida, seu login e senha para acesso à área restrita de professores(as) participantes.

Após informar seus dados pessoais, o professor(a) orientador(a) deve inserir os dados da instituição de ensino, informar um título provisório do projeto e indicar o número de estudantes que vão compor a equipe, o ano em que estão matriculados(as) e a disciplina lecionada. Ao fim dessa etapa, poderá ser indicado(a) um(a) professor(a) parceiro(a).

Atenção para o preenchimento dos itens obrigatórios. As inscrições são feitas somente via site. Conheça o modelo da ficha de inscrição.

Mentoria para os(as) inscritos(as)
De 08/04 a 17/07

Durante o período de inscrição, será oferecida mentoria para os(as) inscritos(as), composta por tutoria on-line, pílulas pedagógicas e webinar – em plataforma digital indicada na área restrita de professores(as) participantes.

 
 

2

2

Seleção de semifinalistas

De 18/07 a 16/08

Será realizada uma pré-seleção de 50 projetos que apresentem total compatibilidade com o regulamento e sejam mais bem pontuados de acordo com os critérios de avaliação. Os(As) professores(as) orientadores(as) desses projetos receberão um comunicado do Solve for Tomorrow Brasil a partir de 05/08/2024, com instruções para o envio da documentação dos(as) integrantes da equipe participante e da instituição de ensino.

Dentre os 50 projetos mais bem pontuados, o Comitê Técnico de Avaliação selecionará os 20 projetos semifinalistas, sendo 50% desse conjunto composto por critério regional – garantindo a inclusão de projetos das cinco regiões do país – e 50% pelos projetos que se destacarem em âmbito nacional.

 
 
 

Divulgação dos 20 semifinalistas

19/08

A lista dos projetos selecionados será divulgada no site da premiação.

 
 

3

3

Detalhamento dos projetos

De 20/08 a 04/10

Os 20 semifinalistas deverão preencher o formulário que detalha o desenvolvimento do projeto.

 
 
 

Mentoria para os semifinalistas

De 20/08 a 04/10

As 20 equipes deverão participar das atividades de mentoria on-line, em ambiente virtual. Essa participação é obrigatória para continuar concorrendo nas etapas seguintes da premiação.

 
 

4

4

Seleção dos finalistas

De 30/09 a 11/10

Serão selecionados 10 finalistas entre os 20 projetos semifinalistas, após avaliação de um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM.

 
 
 

Divulgação dos 10 finalistas

16/10

A lista dos projetos selecionados será divulgada aqui no site da premiação.

 
 

5

Apresentação do protótipo e produção do vídeo

 
 

Produção de vídeos

De 17/10 a 18/11

As equipes finalistas deverão produzir e publicar, por meio da área restrita do site do Solve for Tomorrow Brasil, um vídeo de até 3 minutos sobre o projeto. Os 10 vídeos ficarão disponíveis aqui no site para votação pelo Júri Popular.

 
 
 

Mentoria técnica

De 17/10 a 29/11

Os 10 projetos finalistas receberão mentoria técnica on-line para apoiar a produção de modelos e protótipos.

 
 

6

Júri Popular e escolha dos Vencedores Nacionais

 
 

Júri Popular

De 21/11 a 29/11

Votação aberta ao público, aqui no site, de forma a escolher os 3 melhores projetos entre os 10 vídeos finalistas. Não há limite de votos – cada pessoa pode votar quantas vezes quiser.

 
 
 

5ª Mostra Solve for Tomorrow e Banca Julgadora

29/11

As equipes finalistas farão uma apresentação virtual de seus projetos na 5ª Mostra Solve for Tomorrow para a Banca Julgadora, formada por especialistas em educação e nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM.

A Banca Julgadora selecionará os 3 Projetos Vencedores Nacionais entre os 10 finalistas e os classificará em 1º, 2º e 3º lugar. Os Vencedores Nacionais podem ser de qualquer região do Brasil.

 
 
 

Divulgação dos vencedores

03/12

O resultado dos 3 Projetos Vencedores pelo Júri Popular e dos 3 Vencedores Nacionais será divulgado aqui no site da premiação.

Fim do conteúdo.

Clique no botão e participe!

Inscreva-se