Pedimos aos jovens participantes do espaço maker Área 21 para elaborarem propostas para o troféu que premiará os vencedores da 4ª edição do Prêmio.
Durante duas semanas, nove grupos de jovens discutiram, prototiparam, refinaram, criaram e concretizaram suas ideais. O processo trouxe conceitos de design e pediu que eles incorporassem em suas propostas: o significado que o troféu e o prêmio têm para os participantes, os sentidos a serem explorados no objeto idealizado, e os sentimentos que evocam em sua proposição.
Todos os grupos trabalharam a sinergia entre educação, meio ambiente e engajamento de professores e alunos. Assim como no Prêmio Solve for Tomorrow Brasil, o equilíbrio entre essas diretrizes são eixos fundamentais para a qualificação das ideias desenvolvidas.
Os troféus apresentados foram criados e desenvolvidos dentro da Área 21 e os protótipos produzidos em impressoras 3D, cortadoras de acrílico, modelagem de resina, entre outras técnicas.
A Área 21 é um espaço maker de educação que atende jovens de 14 a 17 anos criando projetos e construindo soluções para as mais diversas missões e problemas. O espaço foi inaugurado em 2017, no Instituto Ana Rosa em São Paulo e é uma iniciativa do Instituto Tellus que conta com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), Samsung, Fundação Telefônica e WeFab.