Professores(as) das redes públicas municipais, estaduais e federais do Brasil que lecionam para turmas do Ensino Médio (Ensino Médio regular diurno, noturno ou em tempo Integral; Ensino Médio integrado com Educação Profissional Técnica ofertado na mesma instituição de ensino; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola).
Na 12ª edição (2025), professores(as) das áreas de Linguagens e Ciências Humanas podem inscrever projetos no Solve for Tomorrow Brasil como orientadores(as) desde que indiquem um(a) professor(a) parceiro(a) da área de Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Para professores(as) orientadores(as) de Ciências da Natureza ou Matemática, é opcional a indicação de um(a) professor(a) parceiro(a) – que, nesse caso, pode ser de qualquer área do conhecimento.
O Solve for Tomorrow Brasil incentiva o trabalho em parceria e a interdisciplinaridade na orientação dos projetos participantes.
A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente no site do Solve for Tomorrow Brasil (https://solvefortomorrowbrasil.com.br/), por meio do botão “Inscreva-se”. A inscrição deve ser realizada pelo(a) professor(a) orientador(a) do projeto no ano da edição vigente.
A inscrição deve obrigatoriamente ser feita por um(a) professor(a) que lecione uma ou mais disciplinas a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante.
Após informar seus dados pessoais, o professor(a) orientador(a) deve inserir os dados da instituição de ensino, indicar um título provisório para o projeto e informar o número de estudantes que vão compor a equipe (entre 3 e 5), o ano/série em que estão matriculados(as) e a disciplina lecionada. Em seguida, será necessário aceitar os termos de participação, o regulamento e clicar em concluir.
Na etapa seguinte, o professor(a) orientador(a) deve clicar em editar o projeto e iniciar a descrição da ideia do projeto. Aqui, será possível indicar um(a) professor(a) parceiro(a).
Atenção para o preenchimento dos itens obrigatórios.
Sim. Na 12ª edição (2025), professores(as) das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias também podem inscrever projetos no Solve for Tomorrow Brasil como orientadores(as), desde que indiquem um(a) professor(a) parceiro(a) da área de Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Para professores(as) orientadores(as) de Ciências da Natureza ou Matemática, é opcional a indicação de um(a) professor(a) parceiro(a) – que, nesse caso, pode ser de qualquer área do conhecimento.
É importante ressaltar que o projeto deve necessariamente ser da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias e ter ações a serem desenvolvidas no ano de 2025 com o envolvimento da equipe inscrita.
Tanto o(a) professor(a) orientador(a) quanto o(a) professor(a) parceiro(a) – se houver – devem obrigatoriamente lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante no ano vigente da edição (2025).
O(A) professor(a) orientador(a) é o(a) principal responsável por subsidiar os(as) estudantes com os conteúdos centrais/principais do projeto. O(A) professor(a) parceiro(a) tem como papel apoiar a equipe participante no desenvolvimento do projeto com os conteúdos de sua disciplina, para além da disciplina norteadora.
A participação do(a) professor(a) parceiro(a) está condicionada à indicação feita pelo(a) professor(a) orientador(a) no campo específico indicado no formulário de inscrição.
Tanto o(a) professor(a) orientador(a) quanto o(a) professor(a) parceiro(a) – se houver – devem obrigatoriamente lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes da equipe participante no ano vigente da edição.
Após a efetivação da inscrição pelo(a) professor(a) orientador(a), este(a) deve dar continuidade ao processo de inscrição pelo site do Solve for Tomorrow Brasil, informando a ideia do projeto e se ele será desenvolvido em parceria com 1 (um/a) professor(a) parceiro(a), indicando seu nome completo e e-mail.
O(A) professor(a) parceiro(a) receberá um e-mail comunicando sua indicação para o projeto e deve acessar o site para validar a indicação, complementar seus dados de cadastro, aceitar o regulamento e o termo de participação.
Após finalizar o cadastro, o(a) professor(a) parceiro(a) recebe a confirmação de inscrição pelo e-mail informado. Nessa confirmação, recebe também o código do projeto para acompanhar as informações que o(a) professor(a) orientador(a) vai inserir.
Cabe ao(à) professor(a) indicado(a) como parceiro(a) subsidiar a equipe no desenvolvimento do projeto com conteúdos de sua(s) disciplina(s).
Nesse caso, é possível a substituição do(a) professor(a) orientador(a) por outro(a) docente que atenda às condições de participação previstas em regulamento. Essa substituição deverá ser formalizada por escrito (para o email faleconosco@solvefortomorrowbrasil.com.br) aos(às) organizadores(as) do Solve for Tomorrow Brasil, com anuência da direção da instituição de ensino, dentro do prazo informado em regulamento.
Se, no momento da apuração, os(as) organizadores(as) constatarem que a substituição não foi formalizada no prazo indicado, o projeto será desclassificado. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.
Este(a) perde o direito ao prêmio, podendo o(a) professor(a) orientador(a) indicar ou não outro(a) professor(a) parceiro(a). A substituição deverá ser formalizada por escrito (para o email faleconosco@solvefortomorrowbrasil.com.br) aos(às) organizadores(a) da premiação com anuência da direção da instituição de ensino, no prazo máximo de até 5 (cinco) dias úteis antes da data da divulgação dos projetos premiados. A substituição poderá ser realizada apenas 1 (uma) vez.
As inscrições para a 12ª edição vão das 10h00 do dia 22/04/2025 às 23h59 do dia 30/06/2024 (horário de Brasília).
O(a) professor(a) orientador(a) deve informar seus dados, os dados da escola, o título provisório do projeto, o número de estudantes que integram a equipe, o ano/série em que eles(as) estão matriculados(as) e a disciplina lecionada.
Em seguida, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher as questões do formulário de inscrição até as 23h59 do dia 30/06/2025 .
O formulário de inscrição contém questões obrigatórias que precisam ser preenchidas para concorrer à 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.
O(A) professor(a) orientador(a) tem até o término do período de inscrição, para retornar ao formulário do projeto, quantas vezes desejar, até que conclua o preenchimento de todas as questões.
Uma vez que concluído o preenchimento correto das questões do formulário de inscrição, o(a) professor(a) deverá clicar em ENVIAR o projeto, e este não poderá ser mais alterado.
Apenas preencher a inscrição inicial no site não significa estar inscrito(a) na premiação.
Para concorrer, o(a) professor(a) orientador(a) deve preencher todas as questões obrigatórias do formulário de inscrição, informando seus dados, os dados da escola, o título provisório do projeto, o número de estudantes que integram a equipe, o ano/série em que eles(as) estão matriculados(as) e a disciplina lecionada. Uma vez concluído o preenchimento correto dos itens do formulário de inscrição, o(a) professor(a) deve ler e aceitar o Regulamento, no Termo de Ciência e Responsabilidade dos Procedimentos de Segurança e no Termo de Autorização para Participação em Promoção Comercial e Outras Avenças.
Independentemente de o(a) professor ter clicado em ENVIAR o projeto ou não dentro do período de inscrição, todos os projetos que contenham todas as informações obrigatórias serão analisados pelos organizadores, para verificar a sua compatibilidade com as regras do regulamento.
A inscrição é realizada pelo(a) professor(a) orientador(a), que deve informar os dados cadastrais da instituição de ensino na qual o projeto inscrito é/será desenvolvido. Após a inscrição, o(a) professor(a) orientador(a) deverá apresentar a Declaração da Instituição de Ensino, emitida pelo(a) diretor(a) da instituição, conforme modelo disponibilizado no site do programa.
O(A) professor(a) orientador(a) pode inscrever vários projetos, desde que envolvam equipes diferentes. Ou seja, cada escola pode ter vários(as) professores(as) e diferentes projetos inscritos. Porém, cada estudante poderá integrar apenas uma equipe, responsável por um único projeto.
Sim, o(a) professor(a) parceiro(a) pode auxiliar diferentes equipes, assim como os(as) professores(as) orientadores(as) podem se inscrever com diversas equipes e diferentes projetos. Porém, cada estudante poderá integrar apenas uma equipe responsável por um único projeto.
A inscrição só pode ser realizada por um(a) professor(a), denominado(a) professor(a) orientador(a). Este(a) indicará os(as) integrantes da equipe participante (estudantes) em etapa posterior à inscrição, caso o projeto inscrito seja considerado apto para seguir no processo de seleção.
O projeto deve ter como foco, necessariamente, questões relacionadas à área de Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Na 12ª edição (2025), professores(as) das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias também podem inscrever projetos no Solve for Tomorrow Brasil como orientadores(as), desde que indiquem um(a) professor(a) parceiro(a) da área de Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.
Para professores(as) orientadores(as) de Ciências da Natureza ou Matemática, é opcional a indicação de um(a) professor(a) parceiro(a) – que, nesse caso, pode ser de qualquer área do conhecimento.
Projetos relacionados a disciplinas/atividades curriculares interdisciplinares – tais como Projeto Integrador, Projetos de Investigação Científica, Projeto de Vida, Empreendedorismo, Trabalho de Conclusão de Curso, Clube de Ciências – poderão ser inscritos desde que essas disciplinas/atividades sejam oferecidas dentro da grade curricular da escola e trabalhem conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e/ou da Matemática e suas Tecnologias.
Não, só serão aceitos projetos desenvolvidos pelos(as) estudantes, organizados(as) em equipes de 3 (três) a 5 (cinco) integrantes, matriculados(as) no mesmo ano/série do Ensino Médio e na mesma instituição de ensino (as turmas podem ser diferentes) no ano de 2025.
Sim, os(as) estudantes da equipe inscrita podem ser de turmas/classes distintas, mas devem estar matriculados na mesma instituição de ensino e no mesmo ano/série do Ensino Médio.
Atenção:
- cada estudante só pode integrar uma equipe e realizar apenas um projeto;
- tanto o(a) professor(a) orientador(a) quanto o(a) professor(a) parceiro(a) (se houver) devem lecionar a pelo menos dois(duas) estudantes integrantes da equipe.
Sim, desde que haja o envolvimento da equipe inscrita ao longo de 2025, com ações previstas para o segundo semestre do ano (para acompanhamento pela mentoria), e que o projeto atenda às especificações estabelecidas no regulamento da premiação.
As equipes obrigatoriamente devem ser constituídas por no mínimo, 3 (três) e no máximo 5 (cinco) estudantes, matriculados(as) na mesma instituição de ensino e no mesmo ano/série do Ensino Médio no ano de 2025, podendo ser de diferentes turmas/classes. As equipes devem dar preferência para a diversidade em sua composição.
Essa é a denominação genérica criada pelo Ministério da Educação (MEC) para as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas à instituição de ensino. Exemplos de outras nomenclaturas adotadas: caixa escolar, associação de pais e professores, associação de pais e mestres, círculo de pais e mestres. A constituição de sua unidade executora pela instituição de ensino é imprescindível para a participação no Prêmio.
O foco da avaliação é o desenvolvimento dos projetos na abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática. Serão selecionados os projetos que se destacarem no alinhamento com a abordagem STEM, no desenvolvimento da investigação científica, na revelância científica e/ou tecnológica, no caráter da criatividade e/ou inovação, na viabilidade, nas habilidades mobilizadas e na colaboração entre os(as) integrantes da equipe. Saiba mais sobre os critérios de avaliação.
Projetos com abordagem STEM apresentam propostas em que as Ciências dialogam com as Tecnologias, Engenharias e a Matemática, em busca de soluções para um determinado desafio ou problema. Para isso, lançam mão da investigação científica, do pensamento crítico e da metodologia científica no desenvolvimento de propostas que demonstrem relevância científica e/ou tecnológica, criatividade e inovação.
A seleção dos projetos ocorre em 3 (três) etapas:
1ª etapa – Seleção dos projetos semifinalistas
17/07/2025 a 15/08/2025
Será realizada uma pré-seleção de 50 projetos que apresentem total compatibilidade com o regulamento e sejam bem mais pontuados de acordo com os critérios de avaliação. Os(As) professores(as) orientadores(as) desses projetos receberão um comunicado do Solve for Tomorrow Brasil a partir de 05/08/2025, com instruções para o envio da documentação dos(as) integrantes da equipe participante e da instituição de ensino.
Dentre os 50 projetos mais bem pontuados, o Comitê Técnico de Avaliação selecionará os 20 projetos semifinalistas, sendo 50% desse conjunto compostos pelo critério regional - garantindo a inclusão de projetos das cinco regiões do país - e 50% compostos pelos projetos que se destacarem em âmbito nacional.
Os 20 projetos semifinalistas devem preencher o formulário de desenvolvimento do projeto, no site da premiação. As equipes também deverão participar das atividades de mentoria on-line, sendo obrigatória a participação para continuar concorrendo nas próximas etapas, conforme descrito em regulamento.
2ª etapa – Seleção dos projetos finalistas em âmbito nacional
29/09/2025 a 10/10/2025
Seleção dos 10 (dez) projetos finalistas por um Comitê de Especialistas, formado por profissionais que atuam nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM. As equipes responsáveis pelos projetos finalistas recebem mentoria técnica para a produção de modelos/protótipos. As mentorias ocorrerão em formato on-line, no site do Solve for Tomorrow Brasil.
As equipes finalistas devem produzir um vídeo de até 3 (três) minutos sobre seus projetos, a fim de concorrerem na 3ª etapa de seleção.
As 10(dez) equipes finalistas devem participar da 6° Mostra Solve for Tomorrow Brasil (01/12/2025). No evento, as equipes finalistas apresentarão seus projetos para a Banca Julgadora.
3ª etapa - Seleção dos projetos vencedores pelo Júri Popular e dos Vencedores Nacionais
19/11/2025 a 28/11/2025
Seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais, do projeto que receberá Menção Honrosa e dos 3 (três) projetos vencedores pelo Júri Popular.
Na etapa de Júri Popular, o público vota no site da premiação, de forma a escolher os 3 (três) melhores vídeos/projetos, que podem ser originários de qualquer região do país.
A seleção dos 3 (três) projetos Vencedores Nacionais e do projeto que receberá Menção Honrosa será realizada pela Banca Julgadora.
A mentoria consiste em apoio on-line e ocorre desde a etapa de inscrição, para apoiar professores(as) e estudantes no desenvolvimento e no aprimoramento dos projetos.
Mentoria na etapa de inscrição: será oferecida por meio de tutoria on-line com plantões de dúvidas síncronos, pílulas pedagógicas e webinar – na área restrita de professores(as) participantes.
Mentoria para os 20 semifinalistas e para os 10 finalistas: será oferecida no momento de desenvolvimento do projeto e do modelo/protótipo. As equipes (docentes e estudantes) recebem o apoio de mentores(as) e participam de webinars para apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de seus projetos.
O acesso para a mentoria ocorre por meio do sistema virtual do prêmio. Utilizamos a plataforma do Moodle e ferramentas como o Padlet durante as atividades.
Protótipo refere-se ao resultado esperado do projeto desenvolvido. Ele pode ser:
Para saber mais, acesse o Infográfico de Prototipagem do Solve for Tomorrow Brasil.
A 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil é um encontro a ser realizado em 01/12/2025, quando as 10 (dez) equipes finalistas deverão apresentar seus projetos para uma Banca Julgadora, que definirá os projetos Vencedores Nacionais e o projeto a ser contemplado com Menção Honrosa.
É necessário acessar o site da premiação ( https://solvefortomorrowbrasil.com.br/) e votar no(s) vídeo(s) desejado(s) no período de 19/11/2025 a 28/11/2025.
A divulgação dos vencedores será realizada no site do Solve for Tomorrow Brasil, de acordo com o seguinte cronograma:
Projetos semifinalistas
1 (um) tablet Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 20 equipes semifinalistas.
Projetos finalistas
1 (um) notebook Samsung para cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 10 equipes finalistas.
1 (um) smartphone Samsung para cada estudante finalista.
Vencedores nacionais
Cada estudante das três equipes vencedoras nacionais receberá os seguintes prêmios, conforme classificação:
1º lugar: notebook Samsung + fone de ouvido sem fio Samsung
2º lugar: tablet Samsung + fone de ouvido sem fio Samsung
3º lugar: smartwatch Samsung + fone de ouvido sem fio Samsung
Cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais receberá 1 (uma) TV Samsung.
Cada professor(a) receberá 1 (um) smartwatch Samsung.
Vencedores pelo Júri Popular
1 (um) fone de ouvido sem fio Samsung para cada estudante, professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) dos 3 projetos eleitos pelo público. Cada escola dos projetos eleitos pelo público receberá 1 (uma) TV Samsung..
Menção Honrosa
1 (um) smartwatch Samsung para cada estudante e professor(a) responsáveis pelo projeto. A escola receberá 1 (uma) TV Samsung.
A 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil acontecerá no dia 01/12/2025, quando as 10 (dez) equipes finalistas apresentarão seus modelos/protótipos para os membros da Banca Julgadora. Para participar, as equipes finalistas devem ter participado da mentoria técnica e cumprido os requisitos das etapas anteriores da premiação.
Os prêmios dos Projetos serão entregues às Unidades Executoras das respectivas instituições de Ensino.
Veja o Termo de Uso e a Política de Privacidade do site.
Dúvidas sobre o Solve for Tomorrow Brasil?
Entre em contato com nossa Central de Atendimento por telefone (0800-780-0755, de segunda a sexta, das 9h às 18h - horário de Brasília; ligação gratuita) ou WhatsApp, ou envie uma mensagem pelo formulário abaixo: